Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Lançamentos do Rap Nordeste, Música, Rap Nordeste

Bruna Mc feat Má Reputação & Tulipa Negra: empoderamento e educação

Bruna Mc feat Má Reputação & Tulipa Negra: empoderamento e educação, um forte encontro de gerações projetando a educação hip hop em 1º lugar

A jovem Bruna Mc vem construindo uma história muito bonita na cultura hip hop, e recentemente soltou um clipe junto a Má Reputação e Tulipa Negra: Garotas no Poder (2020). Há uma frágil concepção de que crianças não percebem os dramas e as dores da vida adulta, o que na verdade é falta de percepção e entendimento por parte dos próprios adultos. Muito pelo contrário, crianças sentem, pensam e se oportunizadas sabem expressar muito bem aquilo que percebem ao seu redor.

A cultura hip hop, que ao contrário do que muitos acham, se mantém muito bem e viva exatamente nesses momentos, é o campo de expressão que a jovem Bruninha escolheu para colocar suas ideias pra fora em forma de rima.

Presente em apresentações de quebrada, em geral eventos que reúnem outros elementos da cultura, é muito bonito e necessário para o fortalecimento da cultura ter mais crianças ao redor, o que aliás acontece. O caso é que a pequena MC resolveu meter mão e vem se cercando de excelentes nomes locais para em parcerias lançar sua faixas. 

Os protestos feitos por Bruna em suas rimas certamente tem feito sua cabeça, no sentido de ajudar-lhe a entender o mundo, e ao mesmo tempo deve estar lhe dando um canal de escoamento das angustias que todos nós temos, mas que poucos possuímos. Apenas a possibilidade de estar dentro de uma cultura que se propoem a ter no quinto elemento, o conhecimento, como seu vetor principal, é uma experiência fundamental para o seu crescimento e ela corresponde muito bem.

Junto a Felzem MC podemos perceber que é para crianças como ela, que nós militamos dentro da cultura hip hop, algo facilmente esquecido por muitos que adentram o mercado da música. Na faixa De Quem é a Culpa? os dois fazem uma bela dobradinha se tomarmos os questionamentos feitos por Bruninha e os relatos e reconhecimento da crueldade do sistema assertados pelo rapper da suburbana.

Nesse começo de ano, mas especificamente no último dia 13, Bruninha de apenas 10 anos de idade, lançou seu segundo videoclipe, a faixa Garotas no Poder, com a participação de Má Reputação e Tulipa Negra (A Vez das Minas). A rapper soteropoliina fez o que muitos dos manos do rap local não fazem, reuniu representantes do estado na mesma track.

Junto a sulbaiana Má Reputação e a feirense Tulipa Negra, podemos ver como Bruninha solta os seus versos, mas também tem a possibilidade de aprender, não apenas com as técnicas de mc’s já experimentadas, mas sobretudo com a força de resistência dessas manas. Uma dialética fundamental se faz aqui no sentido de termos uma figura que está se formando e ao mesmo tempo ajudando a formar uma cultura, encampando pautas fundamentais, e sem perder o aspecto lúdico de todo o processo.

Ao longo dos quase seis minutos do audiovisual, as rimas e a pergunta fundante da faixa Quem Domina? são o guia. A resposta demonstra a necessidade dos homens que compõe a cena perceberem o quanto faz mal e o quanto a violência letras misóginas e as atitudes machista, ajudam a obstacularizar mulheres (meninas) na cena. Se é Bruna quem levanta e responde a questão, afirmando que quem domina é as mina, são outras duas mcs quem desfiam as dificuldade e a necessidade de lutar e resgatar nomes importantes da história e da luta das mulheres.   

O clipe filmado na pista de skate dos Barris, e com cenas do primeiro Fórum de mulheres do Hip-Hop BA, salienta também o aspecto formativo e lúdico da obra, contando também nas filmagens com nomes atuantes e importantes das mulheres na cena. Bruna Mc é um nome para mais do observarmos, apoiarmos e entedermos o imenso espectro ao qual a nossa cultura atinge e pela diversidade de atores e atrizes da mesma.    

A produção musical é Jaderbeats.
A captação e edição de imagem é: “Rima Foto”.

-Bruna Mc feat Má Reputação & Tulipa Negra: empoderamento e educação

Por Danilo Cruz

 

 

Matérias Relacionadas

Baco na Quarentena: desejo adolescente e um looping infinito!

Danilo
5 anos ago

Estudando Matéria Prima – Bem Boom Bap (2018) um clássico!

Danilo
4 anos ago

Cordas de nylon, teclas pretas e o Brasil miscigenado de Egberto Gismonti

Guilherme Espir
2 anos ago
Sair da versão mobile