Manual, ou Guia Livre de Dissolução dos Sonhos, segundo álbum dos Boogarins, será lançado em 30 de outubro. Mas no meio do caminho tem uma Avalanche!
Faz algum tempo que a notícia sobre o lançamento do segundo álbum dos Boogarins não é novidade. Contudo a divulgação de lançamento de material novo sempre gera expectativas, além de ser uma ótima oportunidade de promover o pré-lançamento do álbum. Afim de satisfazer a curiosidade dos fans de um lado e divulgar o álbum de outro, a banda lança o single de Avalanche. O efeito desse lançamento pode ser uma faca de dois gumes, isso porque a qualidade da música é tal que vai gerar em quem ouvi-la uma enorme expectativa quanto a qualidade do próprio álbum.
Qualquer música que não surta o mesmo efeito de Avalanche caíra como um balde de água fria sobre o ouvinte. Estou entre esses e não espero nada menos que uma avalanche de psicodelia desabando sobre meus ouvidos no dia 30 outubro. Claro que tratando-se do Boogarins as chances das expectativas não serem atendidas são muito pequenas, uma vez que a banda em suas apresentações ao vivo demonstra manter a forma apresentada em seu primeiro álbum As Plantas que Curam de 2013.
Avalanche é cadenciada, os timbres de guitarra foram bem escolhidos e o modo como são alternados apontam diferentes direções no transcorrer da música. Há uma construção de ambientes abstratos nos quais somos lançados perdendo nitidamente qualquer referência de apoio. É como se tivessem suspendido a gravidade.
Outra forma de encarar isso é recorrendo à imagem de como o bêbado percebe o ato de cair no chão. Ele levanta e confuso pergunta: “Nossa, como foi que o chão foi parar em cima da minha cabeça”! Você fica assim enquanto ouve Avalanche. A letra e a melodia na qual se manifesta intensificam o caráter psicodélico da música.
Em show no Centro Cultural São Paulo os Boogarins gravaram um vídeo executando Avalanche no dia 27 de agosto. O show foi gratuito, o vídeo teve direção de Clever Cardoso e foi gravado na sala Adoniran Barbasa. Eis a chance de vermos a banda tocando Avalanche no palco já que a turnê do novo álbum só começa após seu lanamento oficial no dia 30 de outubro.