Oganpazan
Bolodoido Musical, Colunistas, Destaque, Sessions

TINY DESK CONCERT no BOLODOIDO MUSICAL Vol. 33

Tiny Desk Concert é um dos programas mais interessantes do youtube, fruto do canal de tv público americano NPR, confira essa excelente seleta

TDC

Das coisas boas de fazer parte da equipe do Oganpazan é a troca de ideias no grupo da redação, o famoso EL PAREDON. Semana passada Danilo me manda um vídeo foda do Rakim, eu guardei para ver com calma e domingo comecei a assistir. Velho, que vídeo sensacional!! Desde o cenário, até a forma como foi montado o programa NPR Music Tiny Desk Concert, tudo é muito intimista e agradável.

Sinceramente parecia que eu estava vendo uma versão sofisticada do Stretch and Bobbito Show ali em minha frente e, óbvio, não iria parar no vídeo do Rakim. Selecionei então 10 artistas que passaram pelo programa NPR Music Tiny Desk Concert para que vocês possam se deliciar com essa maravilha do canal NPR.

Porém, antes de irmos aos vídeos, se faz necessário situar geral. NPR, ou National Public Radio, é um tipo de TVE / TV CULTURA Norteamericana e além de ter seus programas na TV, transmitido pelas emissoras afiliadas tem um canal no Youtube, o NPR Music. Pois bem, nesse canal é possível ver diversos vídeos, inclusive os vídeos do programa NPR Music Tiny Desk Concert, que basicamente são artistas tocando ao vivo, nesse clima intimista, nos estúdios da NPR em Washignton DC.

O melhor desses vídeos foi a junção de rappers com banda, agregando diversos elementos ao som das ruas.

Rakim

Representando o rap underground da Costa Leste, diretamente de Nova Iorque, Rakim apresenta 03 faixas, em versões maravilhosas e altamente sofisticadas.

Vale destacar a presença de Ali Shaheed no baixo, membro do A Tribe Called Quest, tornando essa apresentação um verdadeiro encontro de mestres.

Big Daddy Kane

Golden! Isso mesmo, GOLDEN ERA! Não aceitem menos que isso, pois vocês merecem um dos melhores representantes dessa fase de ouro do hip hop norteamericano.

Não a toa Daddy Kane colocou geral nos estúdios da NPR para cantar junto, como um verdadeiro maestro.

Dj Premier & The Badder Band

Na boa, simplesmente o melhor Dee Jay da cena norteamericana. Não tentem nem me convencer do contrário, pois só vou falar 03 nomes: Nas, KRS-One e Gang Starr. Tá bom pra vocês?

Mas esse programa é foda, não basta levar esse monstro das pick-up’s, juntou ele com a The Badder Band, mandando alguns clássicos da carreira do Premier.

Eis o resultado:

Common

Pra não dizer que só falei de Nova Iorque, vamos agora pra esse monstro de Chicago: Common.

O cara é abusado, ao invés de gravar o programa nos estúdios da NPR, invadiu pesadão a tão poderosa Casa Branca, que não é tão acostumada a ter negros em destaque. Definitivamente um marco para cultura.

O cenário é bem parecido com os demais programas, só que na Casa Branca né pai.

O garoto de Chicago chegou lá!

GZA & The Soul Rebel

Ele está acostumado a andar de bondão, afinal é Wu Tang Clan na parada. Mas dessa vez, ao invés de colar com os meninos bons do Wu Tang, GZA fechou com os pretos classudos do The Soul Rebel e fez uma apresentação impecável.

Masta Ace

Igualmente impecável foi a apresentação do Masta Ace, detentor de um flow invejável.

Ace, assim como o Big Daddy Kane, fez parte da icônica Juice Crew, uma banca pesada da Costa Leste.

O.C.

Também Novaiorquino, o rapper O.C. é mais um artista da Golden Era.

Porque só trabalhamos com CLÁSSICOS!

Tyler, The Creator

Mas nem só da Golden Era vive o rap. Temos muita coisa boa da nova geração, Tyler, The Creator é um desses diamantes.

Fundador da banca Odd Future Wolf Gang Kill Them All, Tyler mostra que a Costa Oeste continua muito bem obrigado no quesito rap. Fez uma apresentação digna daquelas coisas cinematográficas que californiano adora, com uma iluminação toda diferenciada.

The Roots & Bilial

Um dos primeiros grupos de rap que ouvi com banda, com certeza não iriam decepcionar no NPR Tiny Desk.

Fechadão com o The Roots nessa apresentação estava o rapper Bilial, que colocou toda sua intensidade em formas de versos.

Erykah Badu

Pra finalizar vamos com a rainha, detentora de uma voz inconfundível, Erykah Badu.

É óbvio que ela participaria desse projeto, o clima e toda estética do programa tem sua cara e seu jeito.

 

Agora que vocês já se deliciaram com o melhor do rap, podem perder o tempo de vocês ouvindo esses traps entupidos de auto-tunes de mal gosto.

Matérias Relacionadas

Justin Brown na bateria: Nyeusi mostra as texturas do fusion moderno

Guilherme Espir
3 anos ago

Chaves e Chapolin não fariam tanto sucesso sem esses caras

Carlim
3 anos ago

Gil Daltro fecha sua trilogia de EPs combatendo o fascismo de modo Corrosivo (2023)

Danilo
1 ano ago
Sair da versão mobile