Oganpazan
Bolodoido Musical, Destaque, Música

Máquina do tempo Bolodoido Musical – O top 10 da MTV anos 2000

A máquina do tempo Bolodoido Musical – O top 10 da MTV anos 2000, e descubra que era o Punk Pop, o New Metal e o Rap quem dominava o bagulho!

A MTV Brasil tinha um programa dominical bem legal, o TOP 10 Estados Unidos. Nesse programa sempre rolavam os clipes que estavam encabeçando as paradas norte-americanas, inclusive as novidades rolava sempre por lá pra depois começar a bombar nos outros programas da emissora, como por exemplo o DISK MTV, que era a parada brasileira.

No início de 00’, como já falamos na matéria sobre New Metal, o que estava no hype era esse estilo. Porém, no TOP 10 também tinha espaço para outros estilos que vinham em plena ascensão, como o Poppunk e o Rap.

Nessa lista resolvi brincar de TOP 10 EUA e peguei minha máquina do tempo pra ir lá no início de 00’ e ver o que a Sabrina Parlatore nos indicava no final das tardes de domingo.

Vamos juntos nessa viagem!

1. P.O.D. 

Em 99 o P.O.D. emplacou o single “Southtown”, aproveitando o sucesso a banda logo lançou o álbum “Satellite” no fatídico 11 de Setembro de 2001.

O primeiro single desse álbum foi “Alive”, que pela força de sua mensagem positiva foi bem difundido na época, sobre tudo nos EUA que ainda estava em choque com os ataques sofridos ao World Trade Center.

https://www.youtube.com/watch?v=k3ChrdJoBCk

2. Papa Roach

Outra banda que estava no hype era o Papa Roach. Os caras tinham conseguido emplacar o single “Last Resort” do álbum “Infest” e ainda, do mesmo álbum, lançaram o clipe de “Between Angels and Insects”, que também foi bem aceito pelo público.

3. Limp Bizkit 

O Limp Bizkit já era puro sucesso. Os caras vinham de singles e álbuns bem sucedidos em termos de vendas, tocavam em diversos festivais e acumulavam estatuetas do VMA, premiação da MTV EUA para os melhores do ano, meio que um oscar do vídeo clipe.

Para sacramentar todo esse sucesso, em 2000 os caras lançaram o clipe de “Take a Look Around”, do disco “Chocolate Starfish And The Hot Dog Flavored Water”, tema do blockbuster Missão Impossível 2, da franquia Missão Impossível.

4. SR-71

Como nem só de New Metal viviam as paradas, chegando de mansinho algumas bandas Punks californianas / Pop Punk figuravam nas paradas gringas.

Uma dessas bandas foi o SR-71 que em 2000 emplacou o single de “Right Now“, sucesso ajudado pela participação na trilha sonora da comédia besteirol “Dude, Where’s My Car?”.

5. Blink-182

Posterior ao seu maior sucesso, “Enema of the State” (1999), em 2000 o Blink lançou seu álbum ao vivo “The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back!)”, com faixas gravadas na tour do “Enema of the State”. O “The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back!)” é um álbum raro do Blink-182, pois não é mais prensado.

A única faixa gravada em estúdio desse álbum é a “Man Overboard”, que virou clipe e foi bastante tocada no ano de 2000, não deixando a peteca dos sucessos do Blink cair até o lançamento do “Take Off Your Pants and Jacket” (2001).

6. Sum 41

Bagunçando as paradas, em 2001 os canadenses do Sum 41 lançavam seu primeiro álbum por uma grande gravadora o “All Killer No Filler”, lançado pela Island Records.

“Fat Lip” foi o carro chefe desse disco, o clipe estava estourado no mundo inteiro, passava sem miséria na MTV, ao ponto de enjoar. O diferencial do Sum 41 era que os vocais, por vezes, pareciam rap, apesar do som ser Poppunk.

Ou seja, apesar das caras bobas, de bobos os Sum 41 não tinham nada, pegaram dois estilos que estavam bombando e juntaram.

7. DMX

Caçando os cifrões do público, o Rap não deixou o New Metal e o Poppunk dominarem as paradas sozinhos, e foi nessa correria pelas paradas que surgiu DMX com seu potente single “Whats My Name?”, lançado em 2000.

8. Eminem

Se o DMX lá de Nova Iorque em 2000 ainda perguntava qual o nome dele, em 99’ Eminem já tinha dito quem ele era com o single “My Name Is”, sendo apresentado ao público por Dr. Dre, que inclusive participou de outra faixa de sucesso do álbum “The Slim Shady LP”, a “Guilty Conscience”, cujo o clipe passou em demasia.

Porém, todo o sucesso do álbum lançado em 99 era apenas o prefácio do que seria o bombástico “The Marshall Mathers LP”, lançado em 2000 que veio com um single pesado de “Stan”, uma parceria de Eminem com  a cantora britânica Dido. Não é exagero falar que Eminem alavancou a Dido nessa época, pois “Stain” tocava nas rádios, passava bastante na TV e todo mundo queria saber de quem era aquela voz feminina.

O clipe é um verdadeiro curta metragem, tinha tudo pra dar errado pelo tamanho, mas rasgou qualquer regra publicitária e marketêra e foi puro estouro.

9. Mystikal

Em seu quinto disco o Mystikal conseguiu emplacar o a faixa “Danger”. A faixa foi o segundo single do álbum “Let’s Get Ready”, lançado em 2000, que por sinal foi lançado no melhor momento, onde os rappers estavam sendo bem aceitos pelo grande público, voltando a uma popularidade maior.

“Danger” bombou em diversas baladas e, claro, figurava sempre nas paradas videoclipticas.

10. Outkast

Eu sei que quando vocês ouvem falar em Outkast de pronto remetem a faixa “Hey Ya!”, lançada em 2003, que sem sombra de dúvidas foi o maior sucesso da carreira dessa dupla de rappers.

Porém, para chegar com “Hey Ya!”, o Outkast já tinha aberto as portas com a faixa “Ms. Jackson” em 2000. O Single foi retirado do álbum “Stankonia”, quarto do grupo, que foi sucesso nas paradas musicais.

Matérias Relacionadas

10 discos ao vivo completamente subestimados pela crítica – Parte 2

Guilherme Espir
2 anos ago

Os Cães Ladram é o Planet Hemp no auge do seu jogo

admin
8 anos ago

Rap Gaúcho Volume 1: Suas pontes e conexões

Gagui
6 anos ago
Sair da versão mobile