Bolodoido Musical Vol. 12 – Listamos algumas bandas com nomes de pessoas, ou nem tanto. Sonzeiras que homenageiam amigos ou personalidades, de Kennedy a Charles Bronson
Taí uma parada engraçada, como já tiveram bandas homenageando figuras públicas e/ou outros artistas em seus nomes.
Inicialmente pode se pensar que as bandas fazem isso para zoar o “homenageado” ou “homenageada”, claro tem muito disso mesmo. Porém, por outro lado, muitas vezes essas homenagens são de fato um reconhecimento ou uma admiração por àquele ou àquela figura.
As motivações serão das mais variadas possíveis, e impossíveis, sendo algumas bem claras e outras tão nebulosas que fogem do parco conhecimento desse que vos escreve.
Vamos então a uma listinha básica de 10 bandas com nomes de pessoas:
1. Cissa Guimarães
Vamos de primeira ao nosso produto interno, Cissa Guimarães. Anteriormente com o nome de Disgraça, a Cissa Guimarães fez sucesso mesmo com o nome em homenagem a atriz global.
Não se sabe o motivo exato da homenagem, mas há rumores que a atriz tomou conhecimento da homenagem e gostou, ou pelo menos não se irritou.
2. Chuck Norris
A mesma sorte não tiveram os capixabas da banda Chuck Norris. Após os empresários do ator descobrirem a existência da banda, solicitaram a retirada/mudança do nome do grupo, o qual passou a se chamar Xico Noise.
3. Charles Bronson
Outra que homenageou um sanguinário das telonas foram os moleques do Charles Bronson, banda powerviolence dos Estados Unidos.
O nome faz referência ao ator Charles Bronson, que atuou na sequência de filmes Desejo de Matar como Paul Kersey, “O Vigilante”, um clássico dos anos 80 / 90.
4. R.A.M.B.O.
Parece que personagens de filmes de ação é um bom tema para nome de bandas. Assim, seguindo a linha sanguinolenta, apresento-lhes R.A.M.B.O., banda straight edge da Philadelphia, muito conhecida por suas apresentações apocalípticas, tais como essa:
5. Wändä Cheese
Wändä Cheeese foi uma banda soteropolitana de curta duração, tendo deixado como legado um único EP, “Meu escritório é o Pelô”.
O nome da banda faz referência a jornalista Wanda Chase, que trabalhou por muito tempo na TV Bahia, afilada da Globo, bastante conhecida por suas coberturas carnavalescas, ao lado de seu fiel escudeiro Marrom.
https://www.youtube.com/watch?v=F4VucbohJ1k&feature=youtu.be
6. Dead Kennedys
Conhecida mundialmente, os Dead Kennedys, ou Kennedys Mortos traduzido para o português, é uma referência a tradicional família Kennedy, influente politicamente nos Estados Unidos, que teve um dos seus membros, John Kennedy, como presidente dos EUA.
John Kennedy foi assassinado em 1963, em Dallas, enquanto desfilava no carro aberto.
7. Dercy Gonçalvez
Voltando ao Brasil, no norte do país, temos a banda powerviolence Dercy Gonçalvez, que fez uma justa e merecida homenagem, em seu nome a uma grade atriz nacional.
Nesse vídeo vocês podem ver a apresentação da banda em sua passagem por Salvador, no ano de 2013.
8. Ivan Motosserra
Banda soteropolitana de Surf Music, resolveram por batizar a banda com o nome de uma figura icônica do underground local, Ivan Motosserra. Sim, ele existe!
Muitas pessoas não sabem, mas Ivan Motosserra não toca na banda, no máximo metedança, e ataca de produtor do grupo, além de ser um grande amigo nosso.
Inclusive, Ivan já escreveu aqui pro Oganpazan falando sobre música turca na matéria ANADOLU ROCK, DIRETAMENTE DA TURQUIA. É uma peça rara!
9. Jonas
Não é o Jonas Brothers, mas bem que poderia ser. Jonas é outra banda de Salvador que resolveu homenagear, duplamente, um amigo foi a Jonas, digo duplamente pelo nome do EP da banda.
A Jonas foi uma banda bem influenciada pelo stoner rock, que em seu EP de estreia o intitulou de “Pacheco”. Fazendo a junção, temos Jonas Pacheco, um amigo dos caras.
https://www.youtube.com/watch?v=7TAkMGMHURc&feature=youtu.be
10. Regan Youth
Pra finalizar, vamos com os nova-iorquinos do Regan Youth.
O Regan Youth foi uma banda de punk rock, com um conteúdo político forte, baseado nas ideias anarquistas e socialistas.
O nome faz uma referência ao inimigo número 1 de toda uma nação de excluídos, Ronald Regan.
Sobre o autor:
Dudu é Straight Edge, membro do coletivo Saco de Vacilo , vocalista da banda Antiporcos, Rubro Negro e viciado em música