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BOLODOIDO MUSICAL VOL. 02 – TRETA: NOVA IORQUE X BOSTON

Vamos ser sinceros, todo mundo gosta de uma boa treta! Nesse Bolodoido Musical Vol. 02 Dudu nos leva por uma viagem pela cena hardcore de New York e Boston, passando pelas principais bandas que protagonizaram tretas pesadas graças a rivalidade entre as duas cidades. 

Como todos sabem, ou deveriam saber, nos Estados Unidos existiu uma grande treta nos anos 90’ entre a Costa Leste e Costa Oeste do país, cujos representantes foram Nova Iorque (Leste) e Los Angeles (Oeste). Em verdade, creio que essa treta vem de muito antes, porém foi acirrada nos anos 90’ entre os grupos de Gangsta Rap, em especial Tupac, que apesar de ser nova-iorquino representava o lado Oeste e Notourious B.I.G. que representava a banca Leste, ambos assassinados em situações nebulosas. Inclusive, pra quem se interessa no assunto recentemente a Netflix disponibilizou a série Unsolved que conta um pouco dessa história, na perspectiva de Greg Kading, autor do livro Murder Rap: The Untold Story of the Biggie Smalls & Tupac Shakur Murder Investigations.

Mas vamos deixar essa treta que nos tirou dois grandes ícones do rap pra outro dia, a treta aqui é outra, e mais relacionada ao gênero musical hardcore.

Diferente da treta que citei na introdução, Leste X Oeste, tanto Nova Iorque como Boston situam-se na Costa Leste dos Estados Unidos, sendo que Nova Iorque faz parte do estado homônimo e Boston do estado de Massachusetts. As cidades nem são tão distantes assim, em uma viagem de automóvel pode ser feita em cerca de 3 horas e meia, o que facilitou e facilita o trânsito de bandas dessas cidades ente si, e por consequência o trânsito de cidadãos de Boston em Nova Iorque e de Nova Iorque em Boston. Em tese isso seria perfeito, pois faria com que a cena hardcore da costa leste fosse ainda mais sólida, afinal ambas as cidades têm diversas bandas clássicas do hardcore estadunidense, porém a realidade é um pouco diferente.

Sob pena desse artigo ficar extenso, mas história é história, vamos contextualizar um pouco a realidade de ambas as cidades.  Nova Iorque, na década de 80’, era uma verdadeira selva, em uma época pré Rudolph Giuliani o bixo pegava legal nas ruas, eram diversas disputas entre gangs, de todos os tipos, o CBGB’, ao contrário do que se parece, era território hostil e, por óbvio, participantes da cena hardcore local estavam envolvidos em gangs e tretas de rua, afinal o hardcore é a vertente mais agressiva do punk, muito ligada a cultura de rua. O Lower East Side, especificamente o Tompkins Square Park, é considerado o marco zero do hardcore nova-iorquino e também era um terreno propício para tretas e disputas territoriais, bem diferente do atual Tompkins completamente gentrificado.

Por outro lado, Boston também tinha uma cena muito dura, violenta e marcada pelas gangs Straight Edges que vinham com toda força nos anos 80’. Para se ter a noção do quão problemática era a cena de Boston, vejam um trecho de uma entrevista abaixo com integrantes do SS Decontrol e Negative FX de 1982:

E não para por aí, o legado agressivo de Boston foi disseminado entre todos os jovens da cidade, tendo se tornado uma das cidades  mais agressivas entre o meio hardcore, sendo tal fama corroborada com o lançamento do DVD Boston Beatdown See the World Through Our Eyes, que mostra além de performances agressivas de bandas como o Blood for Blood e Death Before Dishonor, além das clássicas Tem Yard Fight e In My Eyes, mostra a atuação combativa da Crew FSU – Friends Stand United, originais de Boston que faziam uma verdadeira patrulha nos shows, espancando traficantes que se atrevessem a levar produtos para comercialização nos shows hardcore straight edge.

Deu pra perceber que ambas as cidades gostavam do problema, e daí pra dar merda bastava uma fagulha. Pois bem, não se sabe como verdadeiramente começou-se essa treta, mas fato é que no seu EP de estreia, lançado em 1989, a banda nova-iorquina Judge lançou a música que dava título ao EP “New York Crew” e na letra da música tem uma parte dedicada aos garotos de Boston:

“We hung out on 7th and A

Friends worked the door

We didn’t have to pay

Boston came around one night

Push came to shove and

WE WERE DOWN TO FIGHT

We have seen the backstab blood

Most came and fuckin’ went

They played the part

And they wore the right clothes

But they didn’t know

What the fuck it meant”

Pelo relato da letra, sobretudo essa passagem, parece que rolou alguma treta no clube A7, localizado em Nova Iorque na rua 7th, avenida A, um dos clássicos clubes da cena hardcore nova-iorquina, onde os caras de Boston se deram mal, apesar de terem feito a parte deles saindo na mão com a New York Crew. Pelo que dizem, versão de Nova Iorque, essa treta de fato rolou e os Bostons voltaram pra sua cidade com os pés na bunda.

Claro que muita água rolou por baixo dessa ponte, e diversas situações aconteceram, coisas menos agravantes, como por exemplo o selo Bridgenine de Boston, responsável por lançar bandas como American Nightmire ter conseguido fazer grande parte dos lançamentos do selo por vender adesivos para os fãs de beisebol do clube Boston Red Sox, grande rival do Yankes de Nova Iorque. Inclusive na foto abaixo podem ser vistos integrantes do American Nightmire na porta de um dos jogos com a placa escrita “Yankees Suck”

Inclusive, rolou até uma gastação do dono da Bridge Nine com uma das bandas de seu cast, até porque apesar de ser um selo de Boston, que financiava parte dos seus discos com a venda de material anti-yankees, o selo tinha bandas nova-iorquinas no seu cast, como o H2O.

E enquanto o vocal do H2O, Toby, falava sobre ser uma banda nova-iorquina que fazia parte de um selo de Boston, que obtinha recursos de materal anti-yankees, o dono da Bridge Nine, sem Toby saber joga um banner para o palco e quando o banner se abre, surpresa:

Gastações a parte, até porque para para nosso texto importa destacar o lado mais violento dessa treta, vamos resposta ácida de Boston para Nova Iorque.

Muitos anos depois, em 2005, a clássica banda hardcore de Boston, Slapshot, muito conhecida por sua agressividade, não apenas nas letras, lança seu álbum Tear it Down, no qual consta a polêmica resposta de Boston pra Nova Iorque, a música “Fuck New York”.

Não apenas o título da música é direto e deixa claro o teor da música, como o próprio riff de guitarra da faixa é bem parecido com o NY Style. Os caras não tiveram papas nas línguas e deram um verdadeiro Foda-se a toda cultura de Nova York, como podemos ver nos trechos abaixo:

“F**k the Yankees

F**k the Mets

F**k the Jets – F**k New York!

F**k Giuliani

F**k Woody Allen

F**k CBGB’s – F**k New York!

F**k Seinfeld

F**k Famous Rays

F**k Times Square – F**k New York!

F**k the Upper West Side

F**k the Lower East Side

F**k Broadway – F**k New York!”

(…)

F**k Central Park

F**k the port authority

F**k Grand Central – F**k New York!

F**k Soho

F**k Wall Street

F**k Battery Park – F**k New York!

F**k the Giants

F**k the Rangers

 

F**k Madison Square – F**k New York!

F**k Spanish Harlem

F**k the U.N

F**k Greenwich Village – F**k New York!

F**k the Brooklyn Bridge

F**k the Holland Tunnel

F**k the FDR Drive – F**k New York!

F**k the Empire State

F**k the Chrysler

F**k Joe Torre – F**k New York!

F**k Radio City

F**k Lincoln Center

F**k St. Patrick’s – F**k New York!

F**k Hell’s Kitchen

F**k NYU

F**k Washington Square – F**k New York!

F**k Park Avenue

F**k MTV

F**k Madison Ave – F**k New York!

F**k Edward Koch

F**k Andy Warhol

Sex In The City – F**k New York!

F**k Staten Island

F**k Queens

F**k the Bronx Zoo

Go f**k Brooklyn

And while we’re at it, f**k Long Island too!”

O problema dessa faixa, em tese até meio bobinha, foi que o Slapshot passou do tom da “brincadeira” e falou de algo não apenas triste como incidente que causou uma ferida irreparável a cidade de Nova Iorque, o atentado de 11 de Setembro, vide passagem abaixo, que menciona os dois aviões que se chocaram com o World Trade Center:

“But two planes later and you’re still there, keep looking at the sky”

Pronto, esse foi o estopim para reavivar mais do que nunca a treta entre Nova Iorque e Boston. Diversos membros da famosa crew DMS Crew – Doctor Martins Skinheads, de Nova Iorque, como membros das bandas Madball e Skarhead se manifestaram de forma a repudiar a postura da banda Slapshot e ameaças voaram por todos os lados, o que inclusive atrapalhou a ida da banda Slapshot a Nova Iorque, por motivos de segurança. Entretanto, os EUA é grande, mas o meio hardcore é “pequeno”, logo, mais cedo ou mais tarde membros da cena nova-iorquina e de Boston acabariam se esbarrando em algum festival desses por ai.

Sobre essa questão, em entrevista para o portal SnoozeControl, Mike Gallo, que além de tocar baixo na clássica banda nova-iorquina Agnostic Front, tocou no On The Rise, respondeu a seguinte pergunta, a qual iremos traduzir para uma melhor compreensão: 

“De tempos em tempos o Agnostic Front faz show em Boston. Como é isso? Ao ouvir uma música como ‘Fuck New York’, do Slapshot, é difícil não notar algum tipo de rivalidade/treta entre Nova York e Boston. São apenas provocações ou vai mais além?”,

Mike respondeu da seguinte forma:

“Sim, sempre teve um pouco de rivalidade e especialmente quando essa música foi lançada. Choke, vocal do Slapshot, conversou conosco sobre isso. Ele fez um pedido público de desculpas que foi filmado. São notícias antigas e que fazem parte do passado (…)”.

De fato, em 2012, Choke gravou um vídeo pedindo desculpas a Nova Iorque, o qual pode ser visto abaixo:


É parcêro, quem tem cu tem medo! Isso porque, em que pese ambas as cidades terem deixado, e muito, o passado agressivo, enquanto Nova Iorque mantém a dureza das ruas, na medida do possível, Boston entrou em uma fase onde a maioria das bandas hardcore ficaram focadas em algo mais positivo, longe dessas tretas ruêras. Entre bandas que adotaram essa conduta estão o Bane e o Have Heart, por exemplo.

Logo, o Slapshot ficou como guerreiro solitário, enquanto a cena de Nova Iorque cobrava uma retratação. O final feliz dessa história é que tudo realmente parece ter ficado no passado. Não apenas pelas desculpas do Slapshot, como por duas situações bem simbólicas.

A primeira é que o Guitarrista do Slapshot, Craig Silverman, além de atualmente se manter tocando no Slapshot, também toca no Agnostic Front

E, para além disso, no final de 2018, o Slapshot tocou em Nova Iorque, tendo no público figurinhas tarimbadas da cena nova-iorquina, como os membros da DMS Crew, Lord Ezec e Puerto Rico Mike.

Um belo casamento surgiu de toda essa treta, Nova Iorque e Boston estão mais grudados que arroz.

Sobre o autor:

Dudu é Straight Edge, Membro do coletivo Saco de Vacilo, vocalista da banda Antiporcos, Rubro Negro e viciado em música.

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