New Golden Era, será que podemos chamar assim as produções limam: bumbo e caixa? Bolodoido Musical consultou Gil Daltro, confira
Cadê o bumbo? Cadê a caixa? Que rap é esse vey! Uma das novas tendências do rap vai de encontro a toda lógica que entupir de efeitos as músicas, que ao visto já saturou.
“Nem adianta esperar não vai entrar bateria”, essa foi a frase que me marcou nesse ano de 2021. Estava ouvindo a faixa “Ponta a Ponta” dos rappers Gil Daltro, Galf A.C. e Lord Juco quando percebi que de fato aquela bateria que tanto eu esperava entrar não ia bater, avisar Gil avisou.
Precisei ouvir mais umas duas vezes para tirar a impressão de estranheza e ver a beleza de uma faixa produzida dessa forma. As vozes ganham um destaque bem maior, o P de Poesia fica mais evidente, fora que nesse caso Gil produziu um beat classudo, na melhor linha do Jazz.
Curioso que sou fui conversar com Gil sobre essa pira, como nunca tinha escutado nada do tipo ainda, fui saber quais foram as influências para fazer aquele som e se era algo que ele estava criando. Sempre bem receptivo Gil Daltro me passou um cardápio de artistas que estava seguindo nessa linha e sem maldade, é só coisa fina.
Um dos artistas dessa safra que mais me chamou à atenção foi o Roc Marciano. O cara tem uma elegância ímpar que se funde com a crueza das ruas, e isso se reflete no seu som.
Recentemente conversei novamente com Gil Daltro sobre essa tendência do rap atual, apenas no sample ou sem a bateria tanto na cara. Segundo Gil trata-se de uma nova Golden Era do Hip-Hop, a qual foi “ativada a partir de 2009, 2010 via Roc Marciano (que começa a rimar no fim dos anos 90) e em meados dos anos 2010 pela Griselda”.
De acordo com Gil Daltro essa New Golden Era se consolida no mercado em 2020, ou seja de fato é algo ainda bem recente. Ele complementa, “Remete a essência da era de ouro do rap de 85 a 95 (LL Cool J, Public Enemy, Beastie Boys, Slick Rick, Eric B. & Hakim, Biz-Markie, KRS-One, Gang Starr, etc) mas tem imensa inspiração nos primeiros 5 anos da década de 90 podendo citar Mobb Deep (Prodigy e Havoc), Wu-Tang Clan, Nas, etc”.
Como esse rapaz tem uma alma caridosa, ele nos presenteia com uma playlist que com certeza irá lhe situar nessa New Golden Era (Renascença):
Além disso, o produtor Gil Daltro fez uma verdadeira curadoria de nomes que estão ligados a essa cena no Brasil e nas Gringas, os quais seguem abaixo:
MCs Gringos:
Roc Marciano
Westside Gunn
Mach-Hommy
Conway the Machine
Benny the Butcher
Estee Nack
Rome Streetz
Hus Kingpin
Flee Lord
Crimeapple
Rigz
Mooch
Lord Juco
Daniel Son
Asun Eastwood
Eto
Smoovth
Napoleon Da Legend
Sonnyjim
Planet Asia
Knowledge the Pirate
Ankhlejohn
Tha God Fahim
Ransom
The Alchemist
Giallo Point
Dj Muggs
Apollo Brown
Harry Fraud
Farma
Futurewave
Nicholas Craven
ConductorWilliams
Daringer
Hobgoblin
Bohemia Lynch
Camouflage Monk
Superior
Dj Premier
MCs brasileiros
Galf AC
Gil Daltro
Xandão Cruz
Visel MC
Braselda
Mistah Jordan
Romer Attack
Produtores brasileiros
Gil Daltro
Jumar Paralelo
Isac no beat
Barba Negra
Lincoln Rossi
Se tem mais artistas seguindo essa linha pelo mundo? Óbvio! Mas esse texto não tem a missão de exaurir todos os artistas do planeta que vem seguindo a Nova Era de Ouro, mas sim como um texto introdutório. Então, agora que já viu um pouco sobre a New Golden Era, dê seus pulos e faça suas pesquisas.
Vou ajudar com duas matérias legais, a primeira com o pessoal do Griselda e em seguida um papo maravilhoso com Roc Marciano.
Ativa a legenda e se mergulha nesse estilo!