Em março de 2021 veio à luz o álbum Rocket To Kingston, álbum de autoria de Bobby Ramone, que funde o punk rock dos Ramones ao reggae de Bob Marley resultando num som que, além de surpreendente, é saborosíssimo!
Nem sempre o poder exercido pelos algoritmos sobre a nossa experiência online nos leva a destinos que estimulem nossos desejos consumistas. Há momentos, embora raros, que cumpre aquela função que nós, ingenuamente, acreditamos ser o propósito da internet: informar, promover o conhecimento.
Hoje minhas aspirações romantizadas sobre a função da internet foram satisfeitas. O algoritmo do YouTube jogou no meu feed um álbum que trazia a imagem de um sujeito chamado Bobby Ramone.
Num primeiro momento acreditei se tratar de um membro obscuro dos Ramones, tão obscuro que nem as melhores biografias sobre a banda e seus membros, ou mesmo os documentários sobre os reis do punk rock haviam logrado sucesso em encontrar.
Quando pude analisar com mais detalhes a imagem comecei a desconfiar da minha conclusão inicial. Abaixo do nome do provável membro obscuro dos Ramones estava o título Rocket To Kingston. Isso já me remeteu imediatamente ao reggae e me fez levantar outra hipótese, a de que se tratava de um álbum em que alguma banda fazia versões reggae de hits dos Ramones ou ao contrário, versões punk de hits do Bob Marley.
Felizmente, como acontece com tudo pelo qual geramos expectativas nessa vida, eu me decepcionei. E não se trata daquela decepção dolorida e difícil de superar quando estamos apaixonados e levamos um retumbante fora. Foi uma decepção boa, porque se tratava de um álbum no qual fazia a brilhante alquimia de mesclar as sonoridades dos Ramones e do Bob Marley.
E o artista responsável pelo feito era exatamente o tal Bobby Ramone! Ficou de cara? Bem vindo ao clube! Caso duvide entre no Spotify e digite ‘Bobby Ramone’ na busca, você chegará ao perfil do cara. Contudo Bobby Ramone não é nem nunca foi de carne e osso. Minhas pesquisas pela internet não levaram a nenhum informação concreta que revelasse detalhes desta saborosa criação.
A principal pista é o selo que lançou o álbum, trata-se do selo francês Guerrilla Asso, cujo perfil no bandcamp você pode acessar aqui e além de ouvir Rocket To Kingston, pode conhecer outros lançamentos do selo.
Consegui achar algo mais, porém, sem ter uma confirmação em outras fontes pela net além deste site. Nele o projeto é atribuído a um músico chamado Tiny Voicy (que já foi de uma banda chamada Wank For Peace) em parceria com outro músico, Blade Shot!, ambos pertencentes a uma banda cujo nome é Bias. Não consegui encontrar nenhuma informação sobre os músicos e as bandas que no referido site são apontadas como sendo formadas pelos músicos citados.
Independente de quem seja o responsável, ou responsáveis por trazer Bobby Ramone à vida, temos que agradecer pelo cuidado e competência técnica, aliados à sensibilidade musical em nos oferecer Rocket To Kingston. Não se trata de uma banda tocando Ramones em reggae ou Bob Marley em versão punk. Aliás, esse tipo de ideia já vimos executada no caso de bandas como Betallica, que toca Beatles em arranjos de metal ao estilo do Metallica, ou Dread Zeppelin, que toca as músicas do Led com sonoridade reggae, ou até o Jazz Sabbath, neste caso o nome é auto explicativo.
Estamos diante de uma fusão literal entre a voz de Bob Marley e as bases rítmicas e harmônicas dos Ramones. São os Ramones e Bob Marley juntos num mesmo álbum! As faixas foram batizadas com títulos das músicas dos Ramones e do Bob Marley combinadas para criar a nova música. Porque tem isso, de certa maneira, podemos considerar que são músicas inéditas. Tive essa sensação ouvindo o álbum.
Por exemplo Three Little Surfin´Birds nasce da junção entre Three Little Birds e Surfin´Birds. Enquanto Kaya Bop da fusão entre Kaya e Blitzkrieg Bop.
Acredito que vocês estejam ansiosos para saber o resultado dessa alquimia sonora, que une de forma magistral dois estilos musicais completamente distintos. Fiquem com o som de Bobby Ramone!! HEY HO LET´S GO!!