Oganpazan
Destaque, Dicas, Discos, Lançamentos, Música, Notícias, On The Rocks, Resenha, Sem categoria

Bike lançou seu quinto álbum: Arte Bruta

Bike lançou Arte Bruta, seu quinto álbum no dia 05 de maio e contou com a produção do guitarrista e compositor Guilherme Held.

Bike vinha trabalhando em seu quinto álbum, Arte Bruta, desde os tempos sombrios da pandemia. Em 2022 iniciaram o processo de gravação e ao longo daquele ano iniciaram a mixagem,  conforme nos informaram em entrevista, que vocês podem ler aqui . Naquele momento ainda haviam dúvidas quanto a data de lançamento do álbum.

As pistas nos foram apresentadas com os lançamentos de três singles: Torto Santo, lançado no dia 01 de março, Filha do Vento, lançada em 22 de março, este single foi resenhado pelo Oganpazan, você pode ler aqui, e Santa Cabeçaque saiu no dia 14 de abril.

Arte de capa de Força Bruta.

Estes singles ofereceram elementos que indicavam um álbum atmosférico, leve, brisado e envolvente. Ouvindo o álbum completo constatamos essa impressão gerada pela audição dos singles. 

Arte Bruta é composto por uma complexa trama de elementos sonoros urdidos cuidadosamente e que formam essa viagem onírica, quase vertiginosa que consiste na audição do álbum.

As timbragens escolhidas para as guitarras, por exemplo, criam camadas abstratas, que invadem nossa percepção e nos coloca em transe. A opção por articular notas esparsas do que parece ser um sintetizador reforçam essa sensação.

Vemos nessa construção estética o toque de Guilherme Held, profundo conhecedor dos recursos sonoros aplicados não só à guitarra, seu instrumento de ofício, mas em toda produção sonora oriunda dos recursos tecnológicos. O cara se sente num palco quando está atrás da mesa de som! Conheça um pouco mais do Guilherme a entrevista que nos concedeu em 2022. Você pode ler a entrevista completa clicando aqui.

Sobre o trabalho desenvolvido com os integrantes da Bike e a experiência de participar da construção de Arte Bruta, Guilherme nos disse o seguinte:

A gente se aproximou bastante nesses últimos meses com a gravação do quinto álbum da Bike, rolou aquele mergulho e muita química musical e amizade!! Foi uma vivência única e um desafio perfeito assinar a produção e mixagem do quinto disco de uma banda tão madura e genial!! 

Essa parceria entre Bike e Held rendeu este álbum que possui uma energia eruptiva, avassaladora, cuja engenharia estética produz estruturas e camadas que moldam essa energia produzindo uma obra a um só tempo intensa e bela. 

 

Matérias Relacionadas

Kurt Cobain: Montage of Heck

Bruno Sampaio
9 anos ago

SaoKate em um Ensaio (2020) EP delirante na Pandemia

Danilo
5 anos ago

Lombramorfose (2016)

Carlim
8 anos ago
Sair da versão mobile