Oganpazan
Destaque, Macrocefalia Musical, Sem categoria

Beatles ‘n’ Choro: E se os Beatles fossem chorões?

beatles-n-choro

E se o Beatles tocasse Choro? Foi essa a proposta do projeto Beatles ‘n’ Choro, feito com apoio dos mestres Chorões brasileiros.

Sempre tive dificuldade com os Beatles. Meu pai tem tudo que eles gravaram, então acabei ouvindo o som dos quatro meliantes de cabelo tigelinha com certa regularidade durante a minha infância, mas nunca virei fã do fab four – apesar de respeitar e perceber a influência deles no desenrolar da história do som – desde a década de 1960 até os dias de hoje.

Beatles sem os Beatles

Ignorar isso seria uma demonstração de ignorância bastante acentuada. Lembro que até  tentei “insistir”, mas não era pra ser. Depois de um intervalo de alguns anos, fui ouvir a carreira solo de cada um dos integrantes e encontrei nos discos solo de Paul & Wings, além de Lennon, Ringo e George Harrison, um novo oasis criativo. George, particularmente, me deixou estupefato com “Wonderwall Music“, o primeiro disco solo do guitarrista, trilha sonora do filme “Wonderwall“. Psicodelia demais ou seu dinheiro de volta.


De tempos em tempos ainda rola Beatles aqui em casa, mas de outras maneiras. Já ouviu falar do “McLemore Avenue? Esse LP, lançado em 1970, conta com o grupo Booker T. & The MG’s à frente de um repertório com diversos medleys formados por releituras para homenager os Beatles. Esse disco é digno de menção honrosa. A base Gospel dá o tom e o feeling do Blues faz o resto. Booker T. Jones é uma das maiores autoridades da música negra americana, principalmente quando o assunto é R&B.

O George Benson também fez uma releitura magnífica, dessa vez esbanjando Jazz em sua semi acústica com “The Other Side Of Abbey Road” (também lançado em 1970). Esse disco é um pouco diferente do projeto do “McLemore Avenue”, pois nesse LP o foco do Benson é homenagear o repertório do álbum branco, que saiu em 1968.

Ouvi mais Beatles do que se imagina, mas sempre com referências diferentes, um exercício que nunca me deixou duvidar da profundidade e da relevância deles para o cenário interplanetário do groove, nem mesmo por um minuto.

Mas existe um trabalho de releituras com a obra do “Fab Four” que é o mais interessante que já ouvi até hoje, pena que pouca gente conhece. Falo sobre o Box de 4 CD’s intitulado “Beatles ‘n’ Choro”, um projeto que pega o brilhantismo do chá das 16:00 do Beatles e mistura com o Chorinho brasileiro. Parece coisa de maluco né? Duvido que você não ficou ao menos levemente intrigado.

Beatles ‘n’ Choro

Projeto idealizado por Renato Russo (aquele mesmo do Legião Urbana), Beatles ‘n’ choro é um box de 4 exuberantes gravações, contendo um repertório Beatlemaníaco.

Um box de rara originalidade e  e que dificilmente é rememorado numa roda de discussão, o trabalho produzido por Henrique Cazes (cavaquinho) e lançado pela Deckdisc, abrange o Maxixe, Choro e Samba, sempre com grande classe, originalidade e um sotaque 100% brasileiro.

O projeto que saiu da mente de Renato Russo não pode ser feito com ele em vida, já que o compositor nos deixou em 1996, mas depois que o diretor artístico João Augusto conseguiu a autorização da família para concretizar a ideia ao lado de Henrique Cazes – que gerenciou o time de craques – o projeto decolou.

Veja o repertório e os músicos envolvidos… De Carlos Malta, passando por Hamilton de Holanda, Henrique Cazes, Rildo Hora, Marcello Gonçalves, Paulo Sérgio Santos e Quarteto Maogani, meu caro, aqui só tem a nata dos solistas.

PS: hoje a caixinha com as 4 gravações saiu em 2002. Atualmente trata-se de um item que não é tão difícil de achar assim, apesar dos quase 23 anos de seu lançamento. Garimpando bem, é possível encontrar uma cópia. A Deckdisc também lançou os discos separadamente – fora do box – um detalhe que pode ser um aliado na hora da sua busca. Outro detalhe importante sobre a obra, é que ela está devidamente disponível nos serviços de streaming, o que facilita o acesso ao groove. 

Beatles ‘n’ Choro

01 – Carlos Malta – Help!
02 – Hamilton de Holanda – Something
03 – Paulo Sérgio Santos – The Fool On The Hill
04 – Henrique Cazes – Day Tripper
05 – Rildo Hora – Here, There and Everywhere
06 – Henrique Cazes e Marcello Gonçalves – Blackbird
07 – Quarteto Maogani – While My Guitar Gently Weeps
08 – Paulo Sérgio Santos – When I’m Sixty-four
09 – Henrique Cazes – With A Little Help From My Friends
10 – Hildo Hora – For No One
11 – Hamilton de Holanda – Eleanor Rigby
12 – Carlos Malta – The Long And Winding Road

Beatles ‘n’ Choro 2

01 – Carlos Malta – You’re Going To Lose That Girl
02 – Henrique Cazes – In My Life
03 – Rild Hora – A Hard Day’s Night
04 – Hamilton de Holanda – Yesterday
05 – Paulo Sérgio Santos – Martha My Dear
06 – Hamilton de Holanda – I Want To Hold Your Hand
07 – Marcello Gonçalves – She’s Leaving Home
08 – Rildo Hora – If I Fell
09 – Henrique Cazes – You Won’t See Me
10 – Paulo Sérgio Santos – Michelle
11 – Hamilton de Holanda – Here Comes The Sun
12 – Carlos Malta – Come Together

Beatles ‘n’ Choro 3

01 – Carlos Malta – I Feel Fine
02 – Hey Jude – Hamilton de Holanda
03 – Paulo Sérgio Santos – Honey Pie
04 – Henrique Cazes – Got To Get You Into My Life
05 – Rildo Hora – Do You Want To Know A Secret
06 – Marcello Gonçalves – We Can Work It Out
07 – Henrique Cazes – All My Loving
08 – Paulo Sérgio Santos – Wait
09 – Henrique Cazes – Girl
10 – Rildo Hora – Hello Goodbye
11 – Hamilton de Holanda – Mother Nature’s Son
12 – Carlos Malta – Penny Lane

Beatles ‘n’ Choro 4

01 – Carlos Malta – The Night Before
02 – Hamilton de Holanda – Ticket To Ride
03 – Rildo Hora – Let It Be
04 – Henrique Cazes – And I Love Her
05 – Paulo Sérgio Santos – I Will
06 – Marcello Gonçalves e Henrique Cazes – Because
07 – Hamilton de Holanda – You Never Give Me Your Money
08 – Rildo Hora – She Loves You
09 – Paulo Sérgio Santos – Maxwell’s Silver Hammer
10 – Hamilton de Holanda – Ob-la-di, Ob-la-da
11 – Henrique Cazes – Nowhere Man
12 – Carlos Malta – The Inner Light

Matérias Relacionadas

BOLODOIDO MUSICAL VOL. 13 – RAP, HARDCORE, GRIND, METAL E POST-HARDCORE

Dudu
6 anos ago

Vivendo do Ócio Lança Prisioneiro Do Futuro Numa Puta Animação

Danilo
7 anos ago

O bolsonarismo tem o seu Stephen

Carlim
4 anos ago
Sair da versão mobile