Oganpazan
Destaque, Hip Hop Barril, Música, Notícias

Bastidores do artista independente no Brasil

“O que te impede de viver da arte?”, através dessa questão a produtora Dinastia Sabah faz uma levantamento sobre as dificuldades da cena hip hop para articular soluções possíveis. 

Um grupo de artistas e profissionais inseridos no contexto do Hip Hop, criado pela produtora Dinastia Sabah – que atua na cultura urbana – acaba de dar o pontapé inicial do projeto “Bastidores do artista independente no Brasil – O que te impede de viver da arte?”. Idealizada pela rapper Ju Dorotea, a iniciativa é um estudo pioneiro sobre as principais dificuldades de artistas independentes na profissionalização de suas carreiras dentro dessa cultura. Um dos principais objetivos é identificar os obstáculos encontrados na prática da profissão, além dos impactos da pandemia no Hip Hop.

A primeira etapa do processo é uma pesquisa, disponível no link http://bit.ly/3aDlWva, até o dia 06 de março de 2021, com um questionário que aborda esferas importantes, como por exemplo, o apoio da família, remuneração dos artistas, impactos da pandemia, entre outras peculiaridades sobre os artistas independentes que fazem parte deste cenário. Podem participar profissionais do Hip Hop de todo o Brasil e de qualquer idade, que atuem no Breaking, Rap, Graffiti, Dj, Beatmakers, entre outros.

Com a intenção de propor algumas respostas para uma pergunta que todo artista já se fez um dia (“o que me impede de viver da arte?”), o estudo será disponibilizado gratuitamente para download ao final do projeto, e será produzido um vídeo em formato de workshop com dicas e tópicos importantes para auxiliar os artistas. A ideia é fazer com que ampliem seus conhecimentos sobre os bastidores da arte e as questões mais técnicas e teóricas para administração de suas carreiras.

A participação nessa etapa é fundamental, e o projeto pode agregar muito para quem trabalha na cadeia produtiva do Hip Hop, com um diagnóstico de referência e informações relevantes e confiáveis para traçar estratégias e até mesmo levantar debates construtivos, tendo como base dados concretos. 

*O texto desta matéria é a republicação de um release enviado por Ana luiza Velasco. 

Matérias Relacionadas

Radar Oganpazan 1: Detectadas ameaças do rap ao hardcore

Jair Cortecertu
6 anos ago

Arthur Vinih expõe as feridas tóxicas causadas pela Vale

Carlim
5 anos ago

Lee Scratch Perry e a magia incendiária de Rainford

Danilo
5 anos ago
Sair da versão mobile