Oganpazan
Destaque, Discos, Lançamentos, Minas Que Fortalecem, Música, Notícias, Sem categoria

Baianas para o mundo ouvir: presenças femininas no underground 

‘Baianas Para o Mundo Ouvir’ é uma coletânea que reúne bandas totalmente formadas por mulheres ou que possuem a presença marcante delas em suas formações. Uma mostra significante da força das mulheres no underground da Bahia. 

Capa da coletânea Baianas Para o Mundo Ouvir.

Fruto da parceria entre Tocaia Selo, BigBross Produtora, Minas que Fortalecem e bandas de várias regiões do estado, a compilação “Baianas para o Mundo Ouvir” reúne grupos e artistas da Bahia com pelo menos uma presença feminina na formação. 

A diversidade é uma característica marcante desta coletânea independente, que traz artistas e musicistas em atividade, e também resgata gravações ao vivo de bandas que encerraram as atividades sem deixar um registro oficial. 

A produção tenta retratar  a diversidade de estilos presentes nos trabalhos de cantoras, vocalistas e instrumentistas cis e trans da cena alternativa baiana em uma “tour histórica” que inclui nomes relevantes dos anos 80, 90 e das primeiras duas décadas do século XXI, com direito a uma faixa da drag queen soteropolitana Midorii Kido.

Na concepção da capa, a talentosa artista Solange Valladão exalta a beleza e multiplicidade dos corpos femininos, ao passo que a guitarra no miolo do CD faz referência ao instrumento usado por Sister Rosetta Tharpe, artista negra precursora do Blues e Rock n’ Roll.

Outra particularidade deste trabalho é a motivação solidária: toda a renda obtida com a distribuição dos CDs será revertida em cestas básicas a serem entregues à Escola do Quilo de Itabuna para apoiar o trabalho da instituição com famílias carentes da comunidade local. 

O CD pode ser adquirido através do Instagram do Tocaia Selo (@tocaiaselo) ou diretamente no WhatsApp (73) 98118-6530 (Jone Luiz), com possibilidade de envio para todo o Brasil. Confira abaixo a lista de bandas:

Banda Cidade
Arcantis Salvador
Banda Amarela Salvador/Simões Filho
Bichos de Baixo Ipiaú
Biscó Ilhéus
Biscoito sem Glúten Salvador
Blas Fêmia Vitória da Conquista
Bosta Rala Salvador
Caloi 10 Dias D’Àvila
Conjura Feira de Santana
Diabeth Feira de Santana
Dona Iracema Vitória da Conquista
Egrégora  Salvador
Endometriose Feira de Santana
Entre 4 Paredes Salvador
Espinhos e Rosa Salvador
Invena Salvador
Irmão Carlos e o Catado Salvador
Ivan Motosserra Salvador
Jack Doido Salvador
Jato Invisível Lauro de Freitas
Latryna Camaçari
Lilit Salvador
Lou Salvador
Mácula Simões Filho
Macumba Love Salvador
Midorii Kido Salvador
Nalini Salvador
Náuseas de Vênus Lauro de Freitas
Old Stove Vitória da Conquista
Previsão de Alta Salvador
Professor Doidão e Os Aloprados Salvador
Rotting Lust Barreiras
Sbórnia Social Salvador
Socialphobia Poções
Ulo Selvagem Salvador

As faixas podem ser ouvidas através da plataforma de streaming do Tocaia Selo (clicando aqui) e também no YouTube (clicando aqui).

Para mais informações sobre a coletânea e movimentações de mulheres no underground, não deixe de acessar o perfil das Minas que Fortalecem no Instagram (@minasquefortalecem) e assistir às lives quinzenais da iniciativa  no YouTube (Canal Filtro de Barro).

Matérias Relacionadas

O amálgama sonoro chamado Julia Sprecher

Carlim
5 anos ago

Brisa Flow – Selvagem Como o Vento (2018) Respirando cuidado e atenção!

Danilo
6 anos ago

Underismo foi o grupo que eu mais amei no rap baiano? Pena que acabou?

Danilo
9 meses ago
Sair da versão mobile