As Más Notícias é mais uma banda da pesada fruto da fértil cena independente paranaense. Aqui você confere tudo sobre seu álbum de estreia.
Diz o ditado popular que “As Más Notícias” chegam rápido. E logo quando o primeiro álbum da Mas Notícias foi lançado, a notícia de seu lançamento chegou por aqui.
Metade da formação é oriunda de outra banda da pesada lá de Curitiba. Estou me referindo às As Jaguatiricas. E seus ex integrantes são o guitarrista Leonardo “Tocha” e a baixista Roerta Cibin. Completam o time de “As Más Notícias” a baterista Karina D’Alessandre, a vocalista Aline Kavinski e seu integrante mais recente, o tecladista WagnerWegher.
O registro de estreia da banda traz um recheio cheio de músicas com as mais variadas referências na música pop. A substância das faixas é o velho, direto e pegado rock garageiro. Porém, conta ainda com elementos do country, do blues, e daquela rockeiragem dos anos 60.
As Más Notícias está em tudo quanto há de streaming voltado pra música: Spotify, Deezer, Bandcamp, etc, etc, etc. Nesse formato voltado para o streaming o álbum é composto por 6 faixas. Contudo, temos que dar destaque para o lançamento no formato de compacto 7”. Esse conta com as 4 primeiras faixas e pode ser adquirido na loja virtual do selo Zoom Discos, selo responsável pelo lançamento deste registro.
Uma das coisas que me atraem nas bandas paranaenses é a multiplicidade de elementos usados como matéria prima para compor as músicas. Bem como as letras, sempre cheias de figuras de linguagem, que enriquecem não apenas as linhas melódicas, como também levam o ouvinte a passear de forma lúdica pela representação de questões cotidianas, vivenciadas por todo mundo.
Como por exemplo, dar aquela enrolada para pagar a grana que pegou emprestada com o amigo (Aquela Grana), ou presenciar o delírio apocalíptico de algum auto proclamado profeta, sempre rodando nos centros da cidade e pontos de ônibus anunciando o fim dos tempos (Arrebatamento).
E é esta faixa que abre o EP. A sonoridade de Arrebatamento traz a pegada garage aliada ao rock dançante dos anos 60 mudando pra uma bluseira volumosa e de contornos dramáticos na parte final.
Daí a coisa segue pra uma baladinha suave, Me Suga, que fala sobre uma situação em que duas pessoas se apaixonam. Paixão arrebatadora, aliás, já que a descrição dessa ligação amorosa vem na metáfora “O seu olhar me suga como areia movediça”!
Tola é um country cadenciado, naquele andamento pra chorar a dor de cotovelo. Na letra encontramos uma pessoa com dificuldade de aceitar uma desilusão amorosa. Recorre ao esoterismo, tentando encontrar uma resposta nas associações entre signos. Pede opiniões alheias na esperança de ser contemplada com uma justificativa acalentadora. Todavia, em vão. Porque assim é que se sofre por uma desilusão amorosa. E ou num é?
Aquela Grana é uma balada cujo andamento esta ali se equilibrando no tênue limite entre o andamento lento e o rápido. Da mesma maneira como a pessoa que pede mais um dia pra conseguir pagar a grana. E dado seu desespero só posso pensar se tratar de dívida com agiota. E com agiota não se negocia, se paga. Bom, de um jeito ou de outro a dívida será quitada.
Agora vamos pras músicas que vocês só encontrará nos streamings. Tafetá fala sobre o bom e velho vício em procrastinar as coisas, principalmente rolês que te levam a ter que interagir socialmente. E o clima da música vai bem nessa vibe morna, desanimada, pra expressar bem o espírito da mina tentando em vão sair pro role.
Gastrite já é um troço bizarro, imagina uma Gastrite de Amor. Mais uma música que explora as idas e vindas amorosas. Acho que dá pra considerar que As Más Notícias é um EP de amor? Num dá não?
Trata-se de uma balada mais agitada, um lamento amoroso gerado pela dilaceração de um coração apaixonado. O fato de ser uma situação cuja metáfora é uma gastrite, dá pra imaginar a intensidade da coisa. Mas como diria aquele poeta burguês, “o amor só é bom se doer”.
Então é isso gente linda desse planeta em situação de ladeira abaixo. Beijo nocês e até o próximo textículo.
Confira abaixo algumas informações técnicas muito relevantes.
Gravado, mixado e masterizado por Felipe Sad no Laje Estúdio, em agosto de 2024, Curitiba/PR – Brasil.
Produzido por Felipe Sad e As Más Notícias. Todas as músicas compostas por As Más Notícias. Foto por Helena Peixoto.
Formação:
Aline Kavinski • Voz
Karina D’Alessandre • Bateria
Roberta Cibin • Baixo e voz
Leonardo Cavalli • Guitarra e voz
Participações:
João Wegher • Teclado em Me suga
Klaus Koti • Guitarra havaiana em Tola