As pegadas de Fernando Kep – Pré Vade Mecum (2020), o rapper de Macaé no estado do Rio de Janeiro lança sua mixtape nesta sexta!
O rapper Fernando Kep vai soltar na próxima sexta dia 29 sua primeira mixtape Vade Mecum (2020), seu primeiro trampo cheio em sua carreira solo. Mas todo acontecimento necessita de preparação e o artista oriundo de Macaé vem firme pavimentando seu caminho para o lançamento. O Brasil possui diversos excelentes artistas dentro da cultura Hip-Hop, mas poucos sabem comunicar bem seu trabalho. Parte fundamental na divulgação do trabalho, o dar a conhecer as obras feitas com muito esforço, geralmente é a parte onde muitos engasgam.
O mano Fernando Kep está ligeiro e chegou em nós meses atrás apresentando os trabalhos que iriam ser lançados, um projeto de vulto, sua primeira mixtape Vade Mecum (2020). Essa antecipação facilitou bastante a degustação de sua arte, e ao mesmo tempo, me colocou na mão o material azeitadinho com todas as informações necessárias para compreender melhor de onde tudo isso está aflorando. Um primeiro traço que nos parece evidente é que o MC de Macaé tem um forte apreço por trabalhos sólidos, tendo já em pouco tempo um bom punhado de single, um EP com 7 faixas e na iminência de uma mixtape volumosa.
Seu primeiro EP Chama Raul é daqueles trabalhos que quando tomamos contato ficamos num misto de ainda bem que conhecemos isso, e porque não ouvi isso antes? Composto de sete faixas é um trabalho redondinho nos aspectos técnicos, e uma excelente porta de entrada para entender alguns traços que o rapper ainda conserva em seu trabalho, e um desses traços fundamentais é o seu apego a real cultura hip-hop. Abordando aspectos políticos, falando de suas vivências de rua, “pregando” dentro da força cultural num modo freestyleiro, com uma levada suingada. Obviamente passados três anos, estamos hoje diante de outro artista, mas vale muito a pena ganhar um tempo ouvindo faixas como “Encaretando” e “Singular ou Plural?”, onde a boombapezeira é a forma do beat onde o mano esmerilha.
Com amplo trampo em coletivos de hip hop, sendo atualmente o co-fundador do coletivo Rap da Ponte, essas vivência tem sua clara transparência nos trabalhos apresentados pelo artista, mas também no conhecimento que acima mencionamos. Sua mixtape tem sido precedida de uma campanha que nos dá realmente a conhecer sua trajetória e o seu trabalho. É também um trabalho com muitos artistas participando e dentro da sua estratégia de divulgação foi lançada uma playlist Prefácio Vade Mecum, selecionada por todos os participantes. Sobre a mesma, só posso dizer que quem possui um préfácio destes não erra!
Mas também no audiovisual a mixtape vem se materializando com uma bonita e forte identidade visual, três videoclipes já foram lançados e aqui você já podem sentir melhor o gostinho do que Vade Mecum vai apresentar ao público do rap nacional. “Real Oficial” foi o último dos lançamentos e outros dois clipes, apresentavam duas das participações do que vamos encontrar na mixtape, Lélis em “Carreira Solo” e Drewan em “Clean”. Vamos deixar abaixo também (tem um no topo da matéria) os audiovisuais para você seguir no esquenta e entender melhor as pegadas do Fernando Kep nesse nosso pré Vade Mecum. Sexta feira voltamos com uma resenha exclusiva do trabalho!
-As pegadas de Fernando Kep – Pré Vade Mecum (2020)
Por Danilo Cruz