Oganpazan
Destaque, Música, Notícias, Rádio Diáspora, Resenha

Aquela Saudade, um single “pirracento”

Aquela Saudade, parceria entre Luísa e os Alquimistas e Lerry, traduz em sons e palavras o sentimento de falta gerado pelo isolamento social.

Nós que preservamos alguma lucidez racional e podemos cumprir as determinações dos órgãos de saúde nos mantendo em quarentena, estamos livres do vírus por enquanto, mas estamos contaminados por esse sentimento de falta gerado pelo confinamento, que apenas em português encontra uma palavra que tão bem o expressa: saudade!

A contragosto aprendemos a valorizar a liberdade que possuíamos quando não havia uma pandemia assolando nosso tempo histórico, tampouco um governo fascista disposto a intensificar os efeitos catastróficos da pandemia sob a população do país ao qual deveria cuidar, proteger.

Estamos saudosos dos roles que nos permitiam curtir shows, paquerar, conhecer pessoas, dançar, gargalhar. Sentimos falta dos encontros com amigos e amigas pra resenhar tomando uma cerveja ou com aquele cafezinho de final de tarde, de visitar nossos familiares praaaa …. bom pensem num bom motivo aí que complete a frase.

Porém, contudo, todavia, o que mais nos deixa cheios de saudade é aquele chamego gostoso, aquela troca de fluídos corporais cheia de malícia, afagos, carinhos e falas carregadas de sacanagem que dão um tempero picante a toda essa interação. Por mais que haja possibilidade de fazê-lo virtualmente, tal recurso não traz a satisfação plena, apenas ameniza a situação.

Certamente ao trocar aquela ideia com o crush ou a crush via zap zap, você se viu enredado numa condição que aumenta o fogo, levando à provocações, que por sua vez levam a propostas “indecentes” pra viver aquela experiência intensa que só o encontro de corpos pode propiciar. Vem logo aquela atitude de “foda-se a quarentena”. Porém, existe, quase sempre, alguém ajuizado de um dos lados da corda, que traz a realidade a tona e mostra que esse tipo de interação fere a quarentena e não se trata de satisfazer uma necessidade essencial. 

Se a pessoa do outro lado tentar te convencer da natureza essencial dessa atividade, corre pro lado oposto a ela que é bolsonarista. Estes seres consideram acadêmia e cabeleireiro necessidades essenciais. Não se esqueçam. Revelada essa identidade bolsonarista não vale a pena nem a interação pelas vias virtuais.

A provocação que leva à tentação, exaltando os desejos na busca de  minar a resistência estabelecida pelo juízo, chamamos aqui no Nordeste de pirraça. Quando o crush ou a crush está aproveitando a intensidade dos desejos para levar ao desfecho que ambos desejam, mas que apenas um quer assumir irrestritamente, dizemos que ele está “pirraçando”. Que nesse contexto é até gostoso, não é verdade?! 

Pela primeira vez não estamos fazendo aquele esquenta para o São João. Não tem role pra dançar forró nem arrocha, sentimos um vazio existencial por não ser possível remexer ao som desses ritmos manhosos e ardentes. Estes ritmos que estimulam a “pirraç”a através daquele malicioso rala coxa. O lançamento de uma música cuja sonoridade está recheada de swing e malícia, caso de Aquela Saudade, atiça a vontade de dançar agarradinho mexendo de um lado pro outro.

Aquela Saudade tem uma sonoridade ardilosa, urdida pela percepção apurada de Lerry, que criou os beats claramente inspirado na estrutura rítmica do arrocha. Ao incorporar elementos eletrônicos aos beats, gerou uma sonoridade sedutora e sensual, bem como aprazível ao gosto dos apreciadores do pop. Claro, essa característica pop recebe de Luísa Nascim e de seus Alquimistas elementos determinantes para que ela se estabeleça.

O single Aquela Saudade é resultado da parceria entre a banda potiguar Luísa e Os Alquimistas e o dj e produtor musical baiano Lerry. Embora a música não tenha sido composta durante a quarentena, tampouco estabelece uma relação direta com o contexto da pandemia, a letra da música remete à condição de carência que o isolamento social nos impõem. Assim como a palavra saudade remete ao sentimento de perda de momentos que podem nunca mais voltar.

A letra foi escrita por volta de 2018, num tempo em que pandemia só existia nos filmes e séries apocalíticas. Contudo, o tema por ela abordado, a saudade daquele que inflama os desejos do eu lírico, aplica-se à realidade que o isolamento social nos impõe. Atentem-se a este trecho em particular: 

Hoje eu quero ver você, menino

Quero me afagar nos teus braços

Mergulhada no seu corpo em chamas

A noite inteira de prazer

Amanhã eu me resolvo sozinha

Façam o exercício de imaginar a situação descrita pela letra dentro do contexto da pandemia. Claro, você só vai conseguir entender se estiver cumprindo as regras de isolamento social. Você aí a três meses sozinho ou sozinha em casa, tendo contato com pessoas apenas em situação de extrema necessidade, recebe aquela mensagem do ou da crush dizendo que ta querendo te ver naquele dia mesmo e segue descrevendo tudo que deseja fazer com você durante esse momento juntos. Te “pirraçando”, ateando mais gasolina nessa fogueira que já vem ardendo em você desde o início da quarentena.

O último verso dessa estrofe, marcado em negrito possui algumas conotações possíveis neste contexto de isolamento social. Um deles é de que após conseguir a satisfação dos desejos e cair de cabeça em tentação, o eu lírico vai lá se resolver com sua consciência por ter “pirraçado” seu crush e colocado a saúde de ambos em risco.

Do ponto de vista do crush, acabamos concebendo uma situação em que ele se vê diante da própria consciência e lida com o arrependimento de ter cedido à “pirraça” e caído em tentação. Pode ser ainda que se trate de alguém do tipo “foda-se” e que depois desse refresh pode levar mais um tempo cumprindo o isolamento “se resolvendo sozinha”.

Mesmo não sendo composta e inspirada pelo isolamento social, Aquela Saudade expressa um sentimento inerente à condição humana, a saudade. Quiseram os desdobramentos da história recente que viesse uma pandemia. Por sua vez o acaso fez das suas. O flerte entre Lerry e Luisa Nascim começou em 2018.

Foi quando o baiano procurou a cantora potiguar e apresentou sua composição. Contudo as agendas dos artistas não permitiam reuniões a fim de discutir arranjos, produção e todas as exigências que permitissem o resultado final almejado pela dupla. O estabelecimento da quarentena exigiu que ambos os músicos suspendessem suas agendas de shows, o que possibilitou levar a retomada da parceria e concretização da música.

Essa conjunção de fatores exigiu que a música fosse lançada 2 anos depois, o que de certa forma possibilitou uma situação que deu ainda mais relevância à música, que se encaixou perfeitamente ao contexto atual.

Aquela Saudade foi lançada no dia 29 de maio em formato single em todas as plataformas digitais musicais. A identidade visual ficou a cargo da Mole Enterprise. Bota pra rolar o som mas resista à pirraça e respeite a quarentena. Fique curtindo a pirraça gostosa com seu crush via zap zapa e deixe pra fazer aquela aglomeração gostosa quando a pandemia passar. 

FICHA TÉCNICA:
Autoria da obra e arranjos: Lerry
Programação: Lerry
Produção Musical: Lerry e Gabriel Souto
Percussão: Bel da Bonita
Guitarras: Tal pessoa
Voz: Luísa Nascim
Synth e percussão eletrônica: Pedro Regada
Mixagem: Gabriel Souto
Técnico de gravação: Pedro Regada
Capa Single: Marina Mole / Mole Enterprise
Selo: Rizomarte Records
Distribuição: ONErpm Brasil

LINKS LUÍSA E OS ALQUIMISTAS:

Instagram
Facebook
Spotify
Youtube

LINKS LERRY:

Instagram
Facebook
Spotify
Youtube

Matérias Relacionadas

Bob Marley & The Wailers: regando o Reggae em Boston

Guilherme Espir
2 anos ago

Hamilton de Holanda: memória, presente e o futuro da MPB

Guilherme Espir
4 anos ago

A Pianola, Pat Metheny e o projeto Orchestrion

Guilherme Espir
4 anos ago
Sair da versão mobile