E não raro, dentro de comunidades bastante oprimidas encontram-se vitimas e algozes ao mesmo tempo. Ou por vezes, alguém que é parte de um grupo minoritário encontra sua forma de discriminar o Outro.
O grupo de rap de Cajazeiras, segundo maior bairro da capital baiana, Apologic (Arte, Poesia & Liberdade Lógica), aborda um desses aspectos da discriminação, aquela que se dá dentro do seio da comunidade. E que atingem aqueles que julgam as pessoas pela aparência. Os vizinhos que gostam de falar dos meninos que durante a adolescência começam a se diferenciar dos padrões mais aceitos e passam a se vestir e pensar de forma diferente.
Contando com a participação do rapper 16 beats (Malaô Mc’s) os Mc’s Joey Maker & Nid IceBeergy conseguem pintar em nossa cabeça várias cenas que mostram-nos aos poucos como muitas vezes essa discriminação meramente por conta da aparência, esconde e justifica o Racismo e o preconceito de classe, imposto sub-repticiamente pela classe dominante. Tudo isso embalado pelo belo trabalho do Dj Ira, que compem com os outros dois o grupo.
Os caras estão na estrada desde 2009 e esperamos que logo menos possam dar as caras com um disco cheio. Certamente são mais um dos bons valores que a música baiana gesta e que o hip hop agradece.
Escutem os caras:
Ficha Técnica.
Nid IceBeergy – Vocal Jhoy Maker – Vocal Dj Ira – discotecagem
Beat: Jhoy maker/ Nid IceBeergy
Mix: Jhoy maker
Master: Jhoy maker
scratchs : Dj Ira
participação :16 Beats, Mari Santana & Lucas Rocha
Faixa gravada na Kza da Véia Rec – 2015