O MC baiano ALFÃO acaba de soltar o primeiro single do seu EP, a faixa RV é o primeiro movimento de sua estreia solo em trabalho cheio!
Apesar de ser uma pessoa atenta ao trabalho da Underismo, coletivo de rap baiano de jovens pretos que são melhores do que 90% do que hoje habita o mainstream, curiosamente eu não conhecia a trajetória solo de ALFÃO. Sim, a Under tem diversos trabalhos solo de seus componentes e 90% já foi visto e analisado aqui no Oganpazan. Mas, sempre é tempo né, sobretudo quando estamos diante de um lançamento que joga luz para a chegada do primeiro EP do artista.
Enquanto RV fará a maioria das pessoas olharem para o futuro e ficarem – não sem motivo – na espera do EP de estréia solo de ALFÃO, de nossa parte – já tendo ouvido o EP – nos fez querer olhar para trás. Sim, novamente, pois Alfão tem dois excelentes singles anteriores e dentre estes um audiovisual digno de nota pela maestria!
É sabido – ou deveria ser – da importância da Mayara Ferrão e do Felipe Mimoso para os começos da Underismo e para as carreiras solo de alguns dos membros, mais notadamente Trevo que teve seu primeiro disco contando com essa dupla na contenção. E na faixa “Mar Aberto”, que recebeu um audiovisual da Gana, Mayra na direção e Mimoso nos beats, contribuíram muito para ilustrar musical e audiovisualmente a belíssima poesia do ALFÃO.
Veja o clipe:
O bom gosto salta aos olhos quase que nos fazendo sentir o sal da água desta poesia musicada e audiovisual, através da brilhante direção de Mayara e da produção de Felipe Mimoso. A composição de Alfão aqui neste caso salta aos olhos pela complexidade dos jogos de palavras e pela astúcia com a qual se relaciona e expressa sentimentos complexos como ódio e paz consigo mesmo. “Não Pacifíco, Passo e Fico”.
Um mero jogo de palavras que nesse caso se relaciona muito bem com o resultado estético que essa canção conseguiu alcançar; Arte sobre todas as coisas, para além do game, muito acima da média. Essa poesia de ALFÃO – que funciona tranquilamente numa folha em branco – hoje redescoberta por mim, me escurece o porque da minha admiração por esses meninos da Underismo. Uma ode ao mar, que reflete nas águas através dos 18 anos de vida do poeta todas as possibilidades de beleza que a juventude negra e baiana guardam em si. Aprendo com eles o que significa o termo “MarAberto” – que nomeia a faixa – pois é fundamental mergulhar nesses corpos e suas expressões para se reconhecer.
Tem uma outra faixa solo de ALFÃO chamada “Lâmina”, essa mais antiga e lançada em 2017. Aqui, em cima de um beat da internet, o artista constrói a música sobre silêncios e bragaddocios. Pausas e ataques, em um movimento onde a poesia se assemelha a troca de socos, porém, com uma qualidade técnica muito grande como um pugilista experiente. Um espécie de faixa sparring com um MC novato mostrando muita qualidade técnica mais ainda verde na caminhada…
Preto Chave, puta veia não se casa ou sou o que sou por você!
Essas faixas solo são parte da produção de ALFÃO que com a Underismo, lançou o EP Re$iduos (2018), a Demotape (2018), além dos singles Pretx Chave, Coffe Coffe, Dibombeira e Junior Mafia feat MC Taya. Essa caminhada desagua neste momento na iminência do seu EP solo que traz algumas faixas com diversas perspectivas sonoras e rítmicas, passeando por diversas sonoridades contemporâneas e tudo com sua assinatura poética e de flow!
E nesse percurso, chegou ontem nas plataformas o primeiro single do EP: RV (2023), junto com um videoclipe foda que conta com a direção de Áquila Oliveira e direção de fotografia de Ramires AX. Aqui Alfa mostra mais uma vez a sua imensa qualidade lírica e de flow, amalgamando diversos temas que partem de si mesmo para englobar experiências coletivas, seja com a Underismo seja com a vida de outros jovens negros.
É fundamental ressaltar que além de MC, ALFÃO estuda e trabalha, o que é um dado a demonstrar o quanto esse artista é singular, pois em outras condições sócio econômicas, o que esse rapaz que rimava com uma imensa qualidade já aos 16 anos, poderia estar fazendo. Neste sentido, podemos pensar que as “várias fugas no RV” dizem respeito ao seu cotidiano desde sempre, nesta Salvador e neste país onde jovens negros são encurralados pelo crime e pela morte através das mãos do estado diuturnamente.
A música RV que conta com a produção de Doizá traz um clima descontraído quase nos remetendo a uma comédia pastelão pela sua sonoridade, e de certo modo, reiterada pela letra. Guarda em seu núcleo diversas verdades sobre a caminhada, pois é rindo que se diz o severo. A fuga do crime, a busca por um reconhecimento que já existe em sua cidade, mas que infelizmente o país ainda não abraçou por conta da xenofobia clássica destinada a todas as produções que não são fruto do eixo, tudo isso são temas que estão juntos a narração de vivências de rua.
Com o single RV, ALFÃO dá o primeiro passo para o lançamento do seu EP, ainda sem data definida, mas que nós tivemos o privilégio de ouvir de antemão e podemos afirmar com tranquilidade: bota o capacete. Enquanto isso, veja os clipes!
-ALFÃO (Underismo) acaba de lançar o videoclipe RV e um exercício de admiração! Artigo
Por Danilo Cruz