Após 55 anos, composições inéditas de John Coltrane serão ouvidas pela primeira vez.
John Coltrane, o baixista Jimmi Garrison, o baterista Elvin Jones e o pianista McCoy Tyner, formaram o que é para muitos a maior banda de jazz de todos os tempos. O “quarteto clássico”, como ficara conhecido, liderado por John Coltrane duarante os primeiros anos dos 60, gravou álbuns fantásticos para o selo Impulse. Entre os quais se destaca a obra prima A Love Supreme de 1965.
Toda trajetória de Coltrane à frente de seu “quarteto clássico” (1961 – 1965) levaria ao objetivo final que é A Love Supreme (1965). Façam esse caminho, ouçam por ordem cronológica todos os álbuns gravados por este grupo e me digam se não estão diante da peregrinação de um homem em busca da perfeição!! Esta impressão fica ainda mais flagrante se ouvirmos atentamente ‘Untitled Original 11383‘, uma das faixas originais que serão lançadas no dia 29 de junho na compilação que recebeu o nome de Both Directions at Once: The Lost Album.
As duas faixas inéditas, que foram nomeadas com o nome dos takes registrados em estúdio, pois Coltrane não as batizara, fazem parte de um dia inteiro de gravações no estúdio de Rudy Van Gelder, famoso engenheiro de som, cuja popularidade veio de conseguir alcançar sonoridades beirando a perfeição atrás da mesa de gravação e mixagem.
Essa super sessão de gravação ocorreu no dia 06 de março de 1963 e além das duas faixas inéditas, contou ainda com faixas conhecidas do repertório do sax tenorista. Entre elas estão Slow Down, gravada originalmente no álbum Lush Life de 1958, One Up, One Down, esta conhecida até então apenas por sua versão ao vivo registrada no álbum Live at the Half Note: One Down, One Up, gravado em 1965, porém lançado apenas em 2005. Há versão inédita de Impressions sem o piano, e novos arranjos para Nature Boy, lançada originalmente em 1965 no álbum The John Coltrane Quartet Plays. Completa a track list do álbum Villa.
Teremos a chance de ouvir pela primeira vez, após mais de meio século, gravações inéditas de uma das maiores bandas de jazz de todos os tempos. De um gênio incomparável em busca da transcendência espiritual através da música, a caminho da liberdade máxima pelos meandros abstratos da atonalidade. Enfim, de músicos que passaram cinco anos aperfeiçoando sua sonoridade, desenvolvendo uma linguagem musical nova, alcançando a plenitude e excelência musical de suas carreiras.
Ouviremos o som a caminho da completa transcendência perseguida por Coltrane desde a formação do seu quarteto. Projeto cuja ousadia de almejar a liberdade musical plena levou McCoy Tyner e Elvin Jones a tremerem diante de tamanha ambição e abandonar seu band leader. Após A Love Supreme, o ‘quarteto clássico’ de John Coltrane se desfez encerrando um ciclo, que acabou sendo o início de outro.