Dia 08 de novembro o baixista Alan DuGrave inicia sua carreira solo em show que acontece no Commons Studio localizado no boêmio bairro soteropolitano do Rio Vermelho.
O groove, matéria prima de sua sonoridade, traço característico da musicalidade de matriz africana, rendeu-lhe o respeito dispensado por todos que fazem música negra. O swing intenso que sai de seu dedilhado sobre o corpo do instrumento encontrou melhor expressão na música jamaicana, particularmente no reggae, embora DuGrave transite em diversos outros estilos musicais.
Destacamos sua presença em trabalhos de artistas e bandas que são referência da black music, entre os quais se destacam Dubstereo, Moa Ambesa, Irmão Carlos e o Catado, Red Meditation, Prince Addamo, Daganja, Arckaingelle. Mantem-se participando ativamente com os trabalhos de Pali, Skanibais, IKlab e Ministereo Público.
DuGrave, após 16 anos contribuindo para o fortalecimento da cena através da concessão de sua técnica e talento a outros grandes artistas, inicia sua caminhada autoral, mas sem dispensar as parcerias, sempre tão importantes para que a cena musical frutifique e beneficie a todos que necessitam dela para sobreviver, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente.
Podemos medir a intensidade dessa empreitada de DuGrave nos dois singles lançados recentemente, trata-se de Nem, em parceria com o Dj Raiz do Ministereo Público e Mapeando, em parceria com IKlab.
Nem faz parte do EP Nem Riddim do Ministereo Público lançado este ano. Além de contribuir com essa composição para o trampo do Ministereo, DuGrave teve participação direta na realização do EP assinando a produção com o Dj Raiz, os arranjos com Gabi Riddim e a direção musical também com o Dj Raiz. Abaixo a citada composição de DuGrave e o acesso ao Ep completo do Ministereo Público pra vocês conferirem.
Abaixo Mapeando, resultado dos laços bem urdidos com a galera do IKlab, que disponibilizou esse riddim para que DuGrave encaixasse suas concepção musical para este single. A parceria com o IKlab se mostrou tão profícua, que levou o baixista a convidá-los para produzir seu primeiro álbum, Razão e Emoção, com lançamento previsto para 2019.
https://soundcloud.com/fadereggae/dugrave-mapeando
O conceito por trás do show do dia 08 perpassa a concepção do Razão e Emoção, não a toa a escolha do nome do álbum também para o show. Tenho a impressão que no dia 08 algumas pistas sobre o primeiro trabalho solo de Alan DuGrave serão reveladas. Quem sabe alguma música que fará parte do álbum seja revelada em algum momento. Será? Vamos conter a ansiedade e conferir esse show que promete embalar a noite de quinta feira com muito swing, groove e boas surpresas.
Uma coisa é certa, podem estar certos, tendo a presença de convidados de peso como o já citado DJ Raiz, DJ Leandro, Pali, Pedro Pondé e Forró Sorrateiro, vai rolar muito raggae, dancehall, dub e word music, tudo devidamente temperado com o que há de melhor em termos sonoros na Bahia.
ALAN DUGRAVE NO COMMONS
INGRESSOS NO SYMPLA:
10$ ANTECIPADO OU ATÉ MEIA NOITE
15$ APÓS MEIA NOITE
https://www.sympla.com.br/alan-dugrave-no-commons__387495