Não Bata de Frente Desgraça Afrocidade e Cronista do Morro, duas expressões da força da música na Bahia, rapper e banda bagaçando com força!
A música baiana possui uma força inaudita apesar de muitas vezes o resto do país só conhecer aquilo que a indústria cultural e que o poder da grana tem condições de fazer ver. O grupo Afrocidade que surgiu na região metropolitana de Salvador, na cidade de Camaçari, tem se destacado com um som original e combativo. Os Afrobailes, festas organizadas pela banda, fervem e tem feito a banda formar um público que busca uma música combativa e groovada, naquele modelo.
Os caras já lançaram um EP, Cabeça de Tambor (2016) que no título deixa escuro de que modo os caras pulsam. Ritmo e poesia mas também, metais, programações, guitarra, baixo e bateria. e aquela linguagem que vem das ruas, que é gueto e que a favela já abraçou.
Como escrevemos um tempo atrás, tivemos contato com a força da arte dessa excelente rapper baiana Cronista do Morro, durante uma participação em um show de Vandal que ocorreu no fim do ano passado. O rapper baiano que já ajudou a revelar outros grandes nomes do cenário, foi o reponsavel por nos apresentar a Cronista do Morro, um talento que vem nascendo com uma força irresistível.
A artista abriu o ano com um single muito pesado da música Torro (2019). Com um flow e uma voz pesados, rimando em beat de Trap, essa mina tem muito pra mostrar ainda, e os começos só nos demonstram o quanto ela tem pra crescer. No último Afrobaile, Cronista subiu no palco numa participação junto ao Afrocidade e o resultado é impactante demais.
Não é à toa que o TraPagodão já começa a ser namorado por nomes como Rincon Sapiência, pois essa junção escurecidamente baiana, tem em Calibre o seu grande arquiteto, o criador dessa sonoridade. No excelente registro desse encontro entre dois dos grandes nomes da música de gueto feita na Bahia, a galera do Base 071 como sempre nos presenteia com um vídeo fantástico.
Foto de capa Rafael Kent.
Assista: