Oganpazan
Destaque, Entrevistas, Lançamentos, Música, Rádio Diáspora

A Poderosa – Novas Vozes do Pagodão

Novas Vozes do Pagodão tem surgido e A Poderosa é uma dessas vozes que tem colocado o protagonismo feminino em pauta, com bastante força!

Nos últimos anos, vem despontando no Pagodão da Bahia um movimento muito importante de incorporar como protagonistas mulheres e LBTQIA+, o que vem a somar-se com o amplo desenvolvimento musical que esse gênero musical construiu nas últimas décadas. O Oganpazan como site especializado em música e originário da capital baiana, não poderia deixar esse importante movimento passar longe de suas páginas.

Aparecida Ramos está envolvida com a música desde muito nova, e este envolvimento precoce lhe fez desenvolver muitas potencialidades com a música. Essas potencialidades foram convertidas em poder, e assim surgiu A Poderosa, que vem ao longo dos últimos 3 anos construíndo uma carreira sólida no pagodão baiano.

Alçada ao posto de Rainha da Putaria pelo público ela lançou um EP em 2019 que estralou tudo pelos paredões da capital e do interior do estado. De lá pra cá, já são vários singles e videoclipe que tem levado a mensagem de empoderamento feminino à frente e fazendo seu nome ficar cada mais conhecido. Batemos um papo com A Poderosa sobre seu envolvimento com a música, os preconceitos enfrentados por mulheres fazendo pagode e mais, confira abaixo:  

Oganpazan – Como Cida Ramos se transformou na A Poderosa? Conta pra gente como se deu seus começos na música!

A Poderosa – Comecei na música com 8 anos de idade, tocando violão, guitarra e baixo porém sempre gostei de cantar desde de criança, então depois de tocar em uma banda com pessoal da escola recebi o convite pra ser vocalista de uma banda de arrocha de lá pra cá vim cantando outros estilos, até que algum tempo depois me apaixonei por percussão foi quando aprendi a tocar veio a paixão pelo pagode.

E assim surgiiu A Poderosa?

Isso em 2018 depois da volta de um show no sul da Bahia, voltando pra salvador dei um novo rumo a minha carreira saindo do sertanejo pra o pagode como a poderosa

Oganpazan – Qual a importância de ter mulheres despontando como protagonistas dentro do Pagodão?

A Poderosa – Sempre tive esse pensamento que “Lugar de mulher é aonde ela quiser” a mulher no pagode veio quebrando o preconceito, machismo. A importância é potêncializar  o empoderamento feminino.

Oganpazan – Mana, qual a importância dos paredões hoje para artistas do pagode? E o fato de serem festas na favela e na rua, como você vê o movimento dos paredões?

A Poderosa – Ainda existe muita discriminação com pagode, o paredão é uma forma de levar o pagode ao público a favela em geral, o paredão é uma ferramenta importante para os pagodeiros porque através dele é feito a divulgação.

Oganpazan – Como você tem enfrentado a pandemia? Como a impossibilidade de shows tem te feito lidar com a sua música, com a administração de sua carreira, e nos seus planos em geral?

A Poderosa – Mesmo  diante da pandemia eu continuo minha caminhada lançando músicas novas, lives não podemos parar.

Oganpazan – Em 2019 você lançou o EP Rainha da Putaria, você teve dificuldades para produzir e divulgar esse trabalho? Como a mídia e o cenário lida com novas artistas dentro do pagodão?  

A Poderosa – Não tive dificuldade para produzir. Esse título “ Rainha da putaria” foi um bordão dado a mim pelo público, a galera abraçou o hit, e foi bem legal. Em relação a mídia e cenário eu acho que eles não abraçam realmente o projeto no início, e isso deixar a desejar. A mídia se apega muito a momentos 

Oganpazan – Além desse movimento de termos mulheres e LGBT’s como protagonistas dentro do pagodão, outras pautas tem sido enfrentadas por artistas desse gênero como a Gordofobia por exemplo. No clipe de Sento Iludindo, você colocou uma dançarina albina como destaque na frente do paredão. Como ações como essas podem contribuir para vencermos preconceito?

A Poderosa – Que mais artistas coloquem essa ação em prática todos juntos venceremos o preconceito e discriminação 

Oganpazan – Você acha que existe muito preconceito com o pagode em geral e com mulheres fazendo pagode em particular? 

A Poderosa – Sim

Oganpazan – Você tem dois anos dentro do pagode né? Quais são os seus planos para o futuro? Quando teremos a oportunidade de ouvir um disco inteiro d’A Poderosa?

A Poderosa – São 3 anos dentro do pagode, os meus planos para o futuro é evoluir cada vez mais na minha carreira e ser reconhecida mundialmente, já tenho 3 Álbum disponível cds completo, fora os novos single que venho lançando toda semana

Oganpazan – Gostaria de agradecer pela conversa e perguntar se teve alguma coisa que você gostaria de responder e ou falar. Deixe um recado para os nossos leitores e para os seus fãs!

A Poderosa – Quero te agradecer pelo convite da entrevista e de me da a oportunidade de falar sobre o meu trabalho. Jamais desista dos seus sonhos, o mais importante da corrida da vida não é a velocidade mas sim a direção porque quando Deus te direciona pra alguma coisa não tem quem te segure.

-A Poderosa – Novas Vozes do Pagodão

Por Danilo Cruz 

 

Matérias Relacionadas

Dead Billies: Don’t Mess With, novo visual, mesma personalidade 

Carlim
1 ano ago

Ualê Figura é reggaeman com disco de estréia na pista!

Danilo
6 anos ago

Roseane Santos e Luciano Faccini fundem poesia, astrologia e canção no EP Livro Vivo

Redação Oganpzan
3 anos ago
Sair da versão mobile