O grupo que possui pouco mais de quatro anos na correria, e já se faz amplamente reconhecido na capital baiana e região metropolitana, tendo inclusive participado da importante Virada Cultura de São Paulo.
“Ancestrais desejos nômades irrompem, enraivecidos pelo cativeiro. A condição de fera acorda de novo do seu sono brumoso.” Jack London
Poucos autores trataram dos devires animais melhor que o americano Jack London, a citação acima retirada do clássico O Apelo da Selva, nos serve de analogia e chave para entendermos o single lançado pela Matiiilha. Saho, Mahatman, Alpha F e DJ Sly estão plenamente conscientes das dificuldades, na mesma proporção em que sabem de suas qualidades.
O mercado é implacável e a luta por espaço se confunde muitas vezes com a luta pela sobrevivência, do sonho, daquilo que nos propomos para o futuro. Dos nossos maiores desejos que, para os artistas, são lançados no mundo como uma flecha, esperando que esta atinja alguns.
A abertura de espaços de circulação para a música em tempos de internet é uma batalha árdua, qualquer pessoa minimamente interessada em música é inundada diariamente com muitos lançamentos.
Por isso mesmo que nos pareceu adequada a analogia com a obra do Jack London. A Matiiilha segue puxando o seu próprio trenó do rap, aposta na clareza e na racionalidade de suas visões (“olhos embaçados nunca verão a verdade”) para fazer com que a mensagem alcance seu destino. Junto com a abertura das portas da percepção, indicada pela escolha do ritmo do beat, quase num tom reggae music, dialogando com o que de melhor vem se fazendo na música baiana e mundial.
A Firma enquanto single, mas também enquanto grupo, enquanto objeto estético, mas também como produção, vai se consolidando pouco a pouco à custa de muito trabalho, qualidade e no aprendizado que se faz aos poucos enquanto caminham.
Esperamos agora a chegada do disco anunciado para esse segundo semestre, para enfim conhecermos melhor quais os métodos assertivos dessa revolução racional que está sendo tramada! Sem mais delongas, escutem, curtam e compartilhem o single da Matiiilha: