O trabalho de Mário de Andrade inspira mais uma vez a Rádio Granel, que lança um novo projeto tendo o autor paulista como foco.
Mário de Andrade e a Rádio a Granel
Enrique Meneses e Maria Fernanda Carmo são as pessoas responsáveis pela criação da Rádio a Granel. A iniciativa visa a divulgação do trabalho realizado por Mário de Andrade na preservação e divulgação da cultura tradicional paulista.
Em live feita para o Oganpazan, a dupla falou sobre o projeto ‘Jazz Rural’. Trata-se de um podcast composto por uma série de quatro episódios (que vocês podem ouvir clicando aqui) voltados à mostrar e analisar os registros fonográficos feitos por Mário de manifestações culturais tradicionais do interior de São Paulo que tem na música seu centro de convergência. Claro que o podcast ‘Jazz Rural’ pode ser ouvido em todas as plataformas de streaming.
Nesta mesma live anunciaram o trabalho desenvolvido com o intuito de lançar um novo projeto voltado para a obra de Mário de Andrade. E este sobre este projeto que vocês lerão abaixo.
O novo projeto da Rádio a Granel
A Rádio a Granel segue sua viagem sonora e afetiva apresentando seu mais novo projeto, “A Gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade”, um audiolivro composto por 3 contos do escritor paulista sonorizados artesanalmente pela rádio, com locutores convidados e trilha sonora original.
As apresentações serão gratuitas e transmitidas na modalidade online
“Para compor as transcriações sonoras dos contos, usamos materiais gravados pelo Departamento de Cultura de São Paulo no interior do Estado, quando Mário de Andrade era seu diretor. São gravações de música tradicional realizadas a partir de 1937 que hoje estão no acervo histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga”,
conta Maria Fernanda Carmo, que ao lado de Enrique Menezes produz e conduz a Rádio a Granel.
“Com o projeto, pensamos um conjunto de contos do escritor que compõe uma formação alternativa ao velho mito das três raças – que Mário trabalha também em Macunaíma”, completa Enrique.
Em contraste com as versões mais harmoniosas e engraçadas, nesses contos Mário de Andrade explora as relações tensas entre proprietários brancos e as culturas negras e indígenas no Estado de São Paulo.
As vozes que dão vida ao “A Gente de São Paulo (…)”
Narrados por Max B.O., Zé Luiz Mazziotti, Maria Fernanda Carmo e Rossandra Cabreira, “A Gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade” pretende apresentar uma vertente da produção artística experimental inspirada nas culturas tradicionais especificamente paulistas: negras, indígenas e brancas, partindo do histórico material audiovisual produzido pelo autor.
A importância de Mário de Andrade para a cultura popular paulista e brasileira
Mário de Andrade pesquisou a fundo as festas populares paulistas e foi pioneiro em registrá-las em áudio e vídeo. Também escreveu contos que se passam no interior e capital do Estado e muita poesia inspirada por São Paulo.
Dialogando com essas sonoridades do passado paulista, uma recriação sonora pode trazer essa rica pesquisa para uma linguagem atual e acessível, um contraponto livre e aberto entre sonoridades captadas nos anos 30 no interior de São Paulo, composições contemporâneas, narrações e uma diversidade de vozes paulistas.
Essa é mais uma criação da Rádio a Granel, que se dedica a conteúdo ouvidal livre de áudio tóxicos.
Acompanhe em www.radioagranel.com.