A arte do Nova Era é o rap e é através dele que os manos Ravi, Moreno e Dj Kbça buscam levar às periferias de Salvador sua subversão rimada!
Muito se falou que 2017 é o ano lírico na cena do rap nacional, o que particularmente acreditamos ser muito bom, liricismo nunca foi demais. Embeleza a vida, transformando suas dores e revoltas em palavras de chamamento e pertencimento, nossos amores e sucessos em arte, nada melhor. É exatamente o que se faz desde os primeiros momentos do rap, em maior ou menor grau.
O rap do Nova Era segue sua trilha como cronistas da realidade cruel que nos circunda cotidianamente, a nós pretos e periféricos. Depois do enorme sucesso do já clássico – pelo menos regional – Brutality (2015), turnês nacionais, muitos shows em Salvador, incluindo a abertura pro Racionais Mc’s. Os manos dão inicio aos trabalhos visando o seu terceiro disco.
Anunciado numa das melhores lives atualmente no instagram, por Ravi Lobo, Renovação (2017) tem lançamento previsto para esse primeiro semestre. E para fazer a transição entre os trabalhos os manos acabam de lançar o videoclipe O Rap é Arte com produção luxuosa da Flipo Lab.
Música que faz parte do trabalho acima citado, O Rap é Arte (prod. Peevah), recebeu umas imagens que ilustram muito bem a letra. Uma caminhada tijolo a tijolo, buscando levantar um abrigo digno, uma morada, assim poderíamos pensar a poesia do Nova Era e a perspectiva visual do vídeo.
Jovens adultos periféricos, criados em meio ao caos social que são nossas favelas, mas que aprenderam de um jeito ou de outro e cedo as regras do jogo. Casas humildes, mais ricas em amor e compreensão familiar, fundamentais para o aprendizado da força necessária para sobreviver. Na luta diária em busca de uma vida mais digna. Não encontraremos ator nesse vídeo bem captado pelo diretor Rafael Ramos.
Pelo contrário, o que veremos é a própria família de Ravi “atuando” como o faz cotidianamente, sua mãe, sua filha e o seu primo reunidos a mesa, para mais uma refeição. Veremos o barbeiro do grupo, Duque dos Cortes, responsável por deixa-los na pegada, assim como faz com boa parte da rapaziada do bairro da Liberdade. Apesar da frase do GOG, a favela do Beco do Sabão é o cenário por onde os manos caminham entre cumprimentos e reconhecimento dos representantes e referências que são.
Vida real, luta, denuncia. O Nova Era segue seu próprio ritmo, sem ligar pro hype ou pro game artificial que parece ser hoje a regra do jogo. Afinal, os verdadeiros criam suas próprias regras!
Rap Nova Era
Musica : O Rap é Arte
Flipo Lab
Instrumental: Peevah
Direção : Rafael Ramos
Produção Executiva: Felippe Thomaz
Produção: Márcia Espíndola
Ilustração: Tauan Conceição
Motion Graphics: Murilo Gregório