30 anos do clássico disco Hip Hop Cultura de Rua: Ganha livro

30 anos do clássico disco Hip Hop Cultura de Rua: Ganha livro, que desde já se torna obra fundamental para a história da nossa amada cultura

IMG_0681

 

O Hip Hop brasileiro já atingiu o status de maioridade. A cultura e o movimento importado dos guetos norte-americanos aportaram no nosso país ainda no final dos anos 80. Depois do boom do filme Beat Street (1984) e os primeiros passos “robóticos” dados por aquela juventude predominantemente preta e pobre, as periferias brasileiras nunca mais seriam as mesmas.

Não se sabe ao certo onde ocorreram as primeiras manifestações culturais da boa nova. O centro de São Paulo talvez por ser a maior metrópole do país e uma das maiores cidades do mundo, naturalmente tenha assumido esse protagonismo mas afirmar categoricamente que foi a primeira, talvez seja uma forma de invisibilizar o protagonismo de outros centros do Hip Hop.

Talvez pela falta de registros mais específicos nunca tenhamos tais respostas. Mas uma coisa é unânime, o primeiro registro fonográfico do Rap brasileiro, a coletânea Hip Hop Cultura de Rua (1988) foi o pontapé inicial da saga do Rap brasileiro que em 2018 celebra bodas de pérola, sim amantes do canto falado, o primeiro registro fonográfico genuinamente voltado para o gênero, celebra em 2018 três décadas do seu lançamento.

E para reverenciar essa obra importantíssima que mostrou aos jovens periféricos de 30 anos atrás, que era possível a realização de algo até então muito audacioso, sobretudo, para aqueles jovens que não tinham recursos pra realiza-lo, mas que ainda assim o fizeram, é que o escritor e pesquisador musical Jeff Ferreira resolveu assumir a difícil empreitada de ir além. E 30 anos após o lançamento oficial do álbum primaz do Rap brasileiro, o escritor e pesquisador dedica uma obra literária inteira sobre o mesmo. É assim que chegou às ruas o livro – 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua (Editora: Clube dos Autores/2018).

Ao navegar pela obra de Jeff Ferreira, o leitor não somente irá desfrutar de informações acerca da concepção da obra, como também saberá dos desdobramentos da realização desse projeto desbravador para o Hip Hop do país. A obra também conta com o depoimento de diversos atores (integrantes dos grupos, produtores) da época que ajudaram o construir o universo e a atmosfera do Hip Hop Cultura de Rua. Lançado em novembro de 1988 numa aposta audaciosa da gravadora Eldorado o disco contou com os grupos: Thaíde & DJ Hum, Mc Jack, O Credo e Código 13.

Se o que dizem sobre antiguidade ser posto é verdade, a obra de Jeff Ferreira vem para além de ratificar o pioneirismo e a importância desses protagonistas que por muitos foram esquecidos ao longo do tempo, manter relevante o legado deixado pelos que moldaram e construíram os primeiros pilares de uma cultura sólida que se mantém relevante mais de 30 anos depois.

E como bem colocado pela lendária dupla Thaíde & DJ Hum ao termino do vídeo clip da clássica Sr. Tempo bom “haverá continuação”. E que ninguém duvide da força do Hip Hop...

Ouça esse clássico:

Articles You Might Like

Share This Article