Hardcore Punk alagoano. Além de praias azul piscina, Maceió tem bandas muito fodas! Dudu separou 10 delas no Bolodoido Musical Vol. 22.
Seguindo nossa viagem pelo litoral Nordestino, de Sergipe vamos pra Alagoas.
Confesso que nunca curti muito Maceió pra passeio e tudo mais. Na real, nunca tive uma ligação forte com a cidade que me fizesse querer viajar pra lá, a última vez que passei por lá foi voltando da tour da minha banda, onde resolvemos aproveitar as praias alagoanas, Caribe total! Dessa vez me diverti bastante no estado e olha que nem tocamos lá.
Além de Maceió e parte do litoral alagoano conheço outras cidades do lado do sertão, pois são bem próximas de minha cidade natal, então já dei uns rolés pelo território alagoano, meu pai mora um distrito de uma cidade alagoana e para além disso um dos bateristas de uma banda que tinha era de Maceió.
Posso acrescentar também a minha história com Alagoas o fato de ter trazido, com outros amigos, duas bandas de lá para tocarem aqui em Salvador, a Super Amarelo e a Ximbra, que, por óbvio, estão listadas abaixo, pois pago muito pau pra ambas.
Resumindo: Alagoas, como todo o Nordeste, é foda!
1. Sleep Out
Conheci essa banda em um show que eles fizeram em Salvador, na extinta Blue House, acompanhando a banda paulista Dance of Days.
Hardcore melódico foda, honrando a tradição maceioense de boas bandas do estilo.
2. Mutação
Falando dessa tradição no hardcore melódico, não tem como não mencionar a Mutação, mais conhecida como o Bad Religion alagoano.
Conheci a Mutação também em um show que eles fizeram na Blue House, porém ao lado da paranaense Sugar Kane. Depois disso acho que vi mais um show dos caras, no Palco do Rock.
Recentemente os caras voltaram a ativa lançando o álbum “Mundo & Mundo”, bem como o DVD “Odisseia”.
Vou deixar vocês com o DVD que é bem mais loco.
3. Misantropia
Clássica banda punk alagoana, a Misantropia lançou em 2013 o álbum “Cartão Postal”, e desse saiu o clipe de “opinião”.
4. Importa?
Banda de hardcore foda da capital alagoana! Lembro que conheci a banda no My Space e fiquei louco. Fiz contatos e trocamos figurinhas por um bom tempo, tanto é que quando o baterista da banda, Diogo Gomes, veio morar em Salvador acabou entrando na Derrube o Muro, banda que eu era vocal. Diogo depois ingressou e formou diversas bandas aqui na capital baiana, tais como: Buster, Aphorism, Mapache Man e Jonas.
Atualmente a Importa? não está na ativa, tendo feito um show de reunião em 2013, na passagem das bandas baianas Buster e Aphorism por Maceió. A vocal da Importa?, Hew, é frontgirl da banda crust-feminista Räivä.
5. Räivä
Como já indiquei anteriormente a Hew, ex vocal da Importa?, agora assume os vocais da banda crust-feminista Räivä, uma das melhores bandas nordestinas em atividade.
6. Oldscratch
Praticamente uma banda irmã da Räivä, a Oldscratch não deixa a desejar. Em 2016 as meninas lançaram o álbum “Padrões de conserva”, um punkrock riot grrrl fodástico e muito bem elaborado.
E a influência punkrocker é notada desde o nome da banda, que trata-se de uma música da banda The Distillers.
7. Ximbra
Uma das bandas que tive o prazer de trazer pra tocar em Salvador, detentores de letras intensas que, por vezes, vão lhe arrancar lágrimas.
Na formação da Ximbra temos ex-integrantes das bandas Super Amarelo e Dad Fucked and Mad Skunks.
8. Dad Fucked and Mad Skunks
Falando em Dad Fucked, vamos lá… Essa aqui é pra quem gosta de um ska punk maroto, bem feito e animado.
Infelizmente perdi o show dos caras aqui em Salvador e lamento muito mesmo, pois a banda acabou sem que eu pudesse vê-los ao vivo.
O foda é que o Dad Fucked é daquelas bandas que você pensa que jamais deveria acabar.
9. Morra Tentando
Não lembro de onde exatamente conheci o João Marcelo, mas acho que deve ter sido no Orkut. Fato é que costumávamos nos falar por Orkut e bobolog e um dia ele meteu essa banda ai, o Morra Tentando, que em 2010 lançou um EP muito legal.
Mais uma banda alagoana bebendo na fonte do hardcore melódico.
10. Super Amarelo
Por fim esses queridos Super Amarelos!!!
Nome perfeito, capa do EP sensacional e o som aquele indie rock alternativo que amamos, bem noventinha, quase uns filhos do Sonic Youth.
– Conheça 10 bandas do Hardcore Punk Alagoano
Por Dudu