Top 5 – Grandes Discos de Hard Rock 70’s

Nem só de Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple viveu o hard rock nos anos 1970.

guitar 2

A década foi muito prolífica nos mais variados estilos, produzindo bandas que não ficaram tão conhecidas, mas que aos poucos têm sido redescobertas, para a nossa sorte e privilégio. A seguir, uma lista de cinco álbuns na linha hard que foram gravados na época mais incrível do rock.

Discos de Hard Rock 70’s - Top 51 – Buffalo – Volcanic Rock (1973)

Nos anos 70, houve rock na Austrália além do AC/DC. O Buffalo foi formado na cidade de Sidney em 1971, tendo gravado seu segundo registro dois anos depois, e é sobre ele que vamos falar aqui.

Volcanic Rock traz um hard rock pesadíssimo e totalmente embasado no blues, na linha da banda norte-americana Mountain.

A primeira faixa, Sunrise (Come My Way), é um hard direto e vigoroso, mas o disco também traz blues rocks belíssimos e cheios de groove, como a introspectiva Freedom e a fantástica Til My Death. O álbum ainda conta com a excelente faixa Shylock, que já pode ser considerada um heavy metal por conter peso, riffs e solos característicos do estilo.

Volcanic rock é um disco que desperta a vontade de pegar uma Harley-Davidson e cair na estrada, sentir o vento na cara… Brincadeira à parte, é um álbum magnífico, que emociona qualquer apreciador/a das vertentes mais pesadas do rock setentista.

***

blood2 – Bloodrock – Bloodrock (1970)

Este primeiro álbum da norte-americana Bloodrock lembra um pouco o Uriah Heep pela presença marcante do órgão, em constante diálogo com as guitarras, além da sonoridade trabalhada e do vocal, bastante puxado para o heavy metal.

Porém, esse registro mostra que a banda já tinha sua individualidade, desenvolvendo um hard rock bem encorpado e com um groove delirante.

Destaque para a primeira faixa, Gotta Find a Way, com a alternância de solos de guitarra e órgão, e para as cadenciadas e pesadas Wicked Truth e Melvin Laid an Egg.

***

demian3 – Demian – Demian (1971)

Depois das “cascas grossas” Buffalo e Bloodrock, segue agora a trilha muito especial da norte-americana Demian, cuja beleza e sofisticação lembram o Free de Paul Rodgers.

É difícil ficar parada ao som da faixa Windy City, com irresistíveis elementos latinos, e não embarcar numa viagem lisérgica ouvindo Todd’s Tune.

No mais, a sonoridade do Demian conjuga todo o feeling do blues rock, a exemplo da belíssima faixa There You Go with My Baby, com ingredientes do country, como em  Love People. Um disco muito bonito, para escutar e se emocionar.

***

Help4 – Help – Second Coming (1971)

Como o nome sugere, Second Coming é o segundo disco da banda norte-americana Help. Temos aqui mais um hard rock com elementos psicodélicos e lindas melodias.

O Help também apresenta muitos solos de guitarra e um excelente trabalho percussivo, devido à influência latina nas faixas Hold On Child e Dear Lord ―, aliás, é impossível não balançar o corpo ao escutá-las, dá vontade sair dançando em torno de uma fogueira…

Além disso, canções como Do You Understand The Words, All Day e Oh My proporcionam a quem o aprecia um som vibrante e enérgico, tornando Second Coming uma primorosa amostra do hard rock do começo da década de 1970.  

***

Jeronimo-cover5 – Jeronimo – Jeronimo (1971)

A alemã Jeronimo desenvolve um hard rock com peso e groove avassaladores. Esse power trio conseguiu elaborar uma sonoridade impressionante, com uma bateria segura, um excelente trabalho de baixo e uma guitarra vigorosa, com belos riffs e solos.

Destaco a primeira faixa, Sunday’s Child, um hard bonito e empolgante, além da hipnotizante Silence Of The Night e da divertida You Know I Do.

As duas faixas bônus estão entre as melhores canções do disco: não dá para resistir ao groove de Kind of Feelin’, e me arrisco a dizer que Save Our Souls é uma das músicas mais lindas de todo o hard rock produzido no período, conciliando peso e psicodelia.

É até injusto citar apenas essas faixas, porque, além da bela capa, Jeronimo é um disco espetacular do início ao fim. Escute e seja arrebatado/a.

***

Essas são somente cinco amostras de um cenário riquíssimo que se desenvolveu no final dos anos 1960, frutificando na década de 1970 com maravilhosos álbuns. Além das citadas, há ainda muitas outras bandas que eu poderia perfeitamente enumerar aqui, como Highway Robbery, Andromeda, Blackwater Park, Sir Lord Baltimore, Dust…

Sempre tive a impressão de que havia nos anos 1970 uma aura especial, que é específica dessa época e jamais se repetiu. Todas essas bandas eternizaram esse clima e essa sonoridade que faz mais forte o coração de qualquer apaixonado/a por rock pesado.

Top 5 Discos de Hard Rock 70’s. 

Por Raquel Oliveira Silva

Notícias relacionadas

Comentar