Prince Áddamo E O Seu Disco De Estreia Viva O Natural(2015)!

Prince Áddamo é um dos reggaemans que vem com muita consciência e domínio técnico construindo uma sólida e diversificada carreira na música!

Prince Addamo2

Por Bobo Tafari

Mais conhecido pelo seu trabalho como instrumentista, o cantor, compositor e guitarrista Prince Áddamo lançou o seu primeiro álbum intitulado “Viva o Natural em 2015.

Oriundo da cidade de Camacan- Ba, o músico fixou residência em Salvador e em pouco tempo se consolidou como um dos guitarristas mais requisitados do cenário soteropolitano, tendo em seu currículo bandas como Moa Anbesa, Dubstereo e o rapper DaGanja. Atualmente faz parte do grupo de musica instrumental IFÁ, ao lado do baterista Jorge Dubman e do contrabaixista Fabrício Mota, só pra citar alguns dos grandes músicos que fazem parte dessa superbanda.  

Prince Addamo Capa“Viva o Natural” traz uma diversidade de temas e uma variedade instrumental distribuídas ao longo das 11 faixas que compõem esse excelente trabalho de música Reggae produzido na Bahia. Gravado, mixado e masterizado por Israel Lima, em 2012, o álbum foi produzido e arranjado pelo próprio Prince Áddamo, que vem acompanhado por um time de primeira linha do Reggae baiano. A começar pelo contrabaixista Alan du Grave, conhecido de longa data do público soteropolitano, especialmente do Reggae e do Rap. A solidez das suas linhas melódicas transmitem a segurança necessária para o baterista Jorge Dubman expressar toda sua técnica em levadas que revelam o seu conhecimento da linguagem original do Reggae jamaicano, como no “Rub a Dub” da faixa “Homens de farda”.

As guitarras ficam sob a responsabilidade de outro velho conhecido do público, o antológico Milan Gordilho e do próprio Prince Áddamo, que também tocou um violão com cordas de aço que abrilhantam faixas como a bucólica e espiritual “No silêncio”, e “Children”. Tiago Tamango assume os teclados e utiliza timbres que produzem texturas responsáveis por transportar o ouvinte para outras dimensões sonoras, como na faixa “Pequenas Igrejas, grandes negócios”, além de fazer com maestria a ligação entre as sessões rítmica e melódica, produzindo a harmonia necessária para o vocal sereno de Prince Áddamo resplandecer. Exemplo disso é a  belíssima canção “A gente encontra amor”, onde também brilham os vocais da cantora Rosana, assim como, na faixa “Canção para Ivone”, uma verdadeira balada Reggae.

O naipe de metais, formado pelo saxofonista Ivoney e pelo trompetista Evonildo, é um outro ponto forte do trabalho e se constituem como um capítulo a parte, dando peso a canções como a faixa-título “Viva o Natural” e no Ska escrachado “Abadá barato”, assim como um toque de elegância, como podemos apreciar no solo final de “Influência Nefasta”.

Como todo bom cd de Reggae, as mensagens de consciência dão o tom de “Viva o Natural”, seja sob a forma de um recado àquelas pessoas preconceituosas que recusam conhecer o mundo que existe para além de seu playground, como na sarcástica “Prova Real”, ou denunciando a exploração sofrida pelos trabalhador@s brasileir@s desde a chegada dos african@s escravizad@s que ainda hoje sustentam esse país e compõem “A Massa” de que fala o Reggaeman. As mensagens positivas e o clima de romance também tem lugar na inspiração de Prince Áddamo, resultando em um disco equilibrado e gostoso de escutar.

Uma boa indicação para @s amantes do Reggae e para @s apreciador@s da musica de qualidade, para já começar a esquentar os motores para o próximo disco do reggaeman. Prince já está em estúdio trabalhando em seu segundo disco e estamos sabendo que vem mais pancada logo menos!

Então é aquilo né primo, aumenta o som e acende o Chalice

Fyyyaaaahhhhhhh!!!!!!!!!!

Você pode baixar o disco completo no Bandcamp de Prince Áddamo, aqui.

Prince Áddamo -Voz, guitarra e violão 
Baixo – Alan Dugrave 
Bateria – Jorge Dubman 
Guitarra – Millan Gordillo 
Teclado – Tiago Tamango 
Sax – Ivoney 
Trompete – Evonildo 
Vocais – Rosana

Notícias relacionadas

Comentar