Oxeniggas quer levar o rap de Estância para o mundo

Logo OxeniggasNo Oganpazan só existe um lema que nos dirige: pesquisa. Sim, as pesquisas sobre música comandam nossas ações e nos faz descobrir excelentes grupos, iniciativas importantes e artistas solos, nos rincões mais distantes. Sem respeito a fronteiras, sejam geográficas, sejam de gêneros musicais, desconhecemos proselitismos.

No entanto, acontecem pequenos paradoxos e por vezes o mais próximo pode estar bem distante. A cidade de Estância fica ali bem próxima, na fronteira entre os estados da Bahia e Sergipe. Cidade muito conhecida do público forrozeiro que durante os festejos juninos costumam visitar a cidade para curtir a excelente festa e para ver a linda tradição do Barco de Fogo.

Foi numa dessas pesquisas pela net a fora que conhecemos a Oxeniggas Records e a sua proposta de integrar e impulsionar a música rap na cidade de Estância. Se dentro das capitais trabalhar com música que não seja enlatada já dá um trabalho hercúleo, nos interiores do nosso país é trabalho para forças quase divinas.

Mas nesse quesito os caras parecem não dar bola e enfrentam as dificuldades com união e trabalho, buscando alcançar a força e a beleza do barco de fogo, seja na velocidade dos flows, seja na beleza e força das rimas e beats. Para alcançar esses objetivos eles já estão em estúdio preparando seu primeiro lançamento coletivo, previsto para o segundo semestre, final de julho, inicio de agosto.

Com um discurso forte, rimas e beats de qualidade, os grupos: C.S.B. (Coligação Sub Babilônica), M.N.A. (Mentes na Ativa) e T.M.R. (Transmitindo Música Rimática) que formam a banca, trabalham juntos para a divulgação do hip-hop na sua cidade e consequentemente no nosso país. As letras abordam os mesmos problemas que assolam as capitais: violência policial, corrupção política e a busca pela auto valorização e pelas suas raízes culturais.

O combate por um mundo mais justo, o reconhecimento da cultura de sua própria terra e a necessidade de uma postura ética que combata o preconceito e reconheça as diferenças, são alguns dos temas recorrentes em suas músicas. O rap cresce exponencialmente em nosso país, mesmo fora dos grandes centros, e como veículo de transformação social e combate e reivindicação politica é sem dúvida alguma a arma mais forte de nossa era.

Nos cabe abrir os ouvidos e agregar outras formas e outros conteúdos no fazer estético do rap. Conheça e fortaleça mais essa excelente iniciativa. Enquanto aguardamos o primeiro lançamento da Oxeniggas Records dá pra ir ouvindo algumas coisas que eles já divulgaram. 

Veja abaixo alguns trabalhos retirados de uma apresentação ao vivo e se inscreva no canal dos caras para receber as atualizações no youtube. 

Articles You Might Like

Share This Article