Novo álbum de Emicida vem aí em 3… 2….

emicida-capa-novo-discoNovo álbum de Emicida já tem nome e data de lançamento!

Essa aí do lado é a capa do novo álbum do rapper … peraí, o termo rapper é suficiente para definir Emicida musicalmente? Levanto essa questão por considerar que desde O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui sua música ter cruzado as fronteiras do rap se enveredando em busca de inspiração em outras linguagens musicais como o samba. Ou será que o rap brazuca está sofrendo transformações consideráveis a ponto de ter uma identidade mais brasileira? Pelos singles lançados por Emicida nos últimos tempos a impressão que temos aponta para um aprofundamento cada vez maior com nossos sons e nossa história. E pra se aprofundar em nossa história Emicida atravessou o mar fazendo o caminho inverso dos nossos ancestrais africanos, forçados a deixar sua terra natal e iniciar toda uma saga secular contra a opressão dos descendentes de seus captores. 

O clipe de Boa Esperança já saiu socando o estômago dos falsos moralistas e dos coxinhas de todos os níveis das classes sociais dominantes do Brasil. O uso de elementos sonoros próprios dos spirituals da música negra estadunidense associados à forte marcação de tambores e melodia que lembra o manguebeat acentuam o forte impacto dos versos da música. Esse lançamento já deixou todo o universo musical brasileiro em alerta. Aí Mufete veio logo depois estabelecendo uma ligação direta com a África, na música e nas rimas. O ritmo produzido pela batida da guitarra faz vir à tona lembranças de sons marcantes principalmente de Angola e Cabo Verde. Não a toa, pois parte do novo álbum do Emicida foi gravada em Luanda e Praia, capitais de Angola e Cabo Verde respectivamente. Li em algum lugar aí pela internet que Mufete é uma homenagem a estas duas cidades. O terceiro single lançado por Emicida foi Passarinhos. Essa música conta com a participação de Vanessa da Mata e tem uma pegada forte da sonoridade da New MPB. A terceira característica do álbum está nas várias participações que além da Vanessa da Mata tem ainda Caetano Veloso, Dona Jacira, Anna Tréa,Fathu Djakité entre outros. 

Emicida batizou o novo álbum de Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa. O título deixa claro ser um álbum sobre nossa ancestralidade africana e todos os desdobramentos sociais, culturais, e políticos desencadeados pelo tráfico de escravos em terras brasileiras. E pelo que vimos até aqui o dedo foi enterrado fundo na ferida! Emicida foi à África dar um rolé para fazer este álbum e ter a vivência da pele sobre a realidade do continente africano. Pelo visto esse encontro com suas (nossas) origens deu força e um novo olhar do músico sobre nossa herança negra! O lançamento oficial em plataformas de streaming será no dia 7 de agosto, próxima sexta feira. Para os interessados no álbum físico basta fazer o pedido no site do Laboratório Fantasma, onde o álbum já está disponível na pré venda. Pra quem optar por comprar o álbum em pré lançamento além de pagar R$ 19,90 ganha um pôster exclusivo e autografado pelo Emicida. 

Confira a lista das música que compõem o álbum:

01 – Mãe
02 – 8
03 – Casa
04 – Amoras
05 – Mufete
06 – Baiana Part. Caetano Veloso
07 – Passarinhos Part. Vanessa da Mata
08 – Sodade
09 – Chapa
10 – Boa esperança
11 – Trabalhadores do Brasil
12 – Mandume
13 – Madagascar
14 – Salve Black “Estilo Livre”

 11779866_935586179832388_8603384386534735847_o

Articles You Might Like

Share This Article