Bluesbap é Rap? Novo Single do D.D.H.

Bluesbap é rap de qualidade como temos testemunhado ao longo dos lançamentos do D.D.H., mais um muro derrubado para o EP Direto do Hospício.

DDH Bluesbap

Aos poucos caminhamos por entre as visões, delírios, concepções politicas, percepções estéticas produzidas Direto do Hospício dos manos do D.D.H. e esse passeio nos ajuda a nos curar como todo bom rap. A potência extraída da língua, as criações dentro do seio da linguagem, beats e samples inventivos e cheios de balanço fazem da música rap um campo infinito de possibilidades estéticas.

Experiência muito rica, acompanhar os lançamentos semana a semana, destes singles que vem deixando uma marca indelével na cena baiana e brasileira. Uma produção modesta e feita na urgência de manos que vivem o rap com convicção e produzindo caudalosamente. Baco e Mobb desfilam em Bluesbap com muita tranquilidade uma serie de referências pouco usuais que se mostram a nós, embaladas numa levada muito boa e numa lírica incomum, muito incomum.

Diante de uma série de clichês e exemplos fáceis, eles preferem recorrer ao solo primordial da música pop do século XX: o sul dos U.S.A e suas plantações de algodão. “Se o rap é o novo blues…” Sabemos o quanto o Blues é a fonte primordial da música popular americana e o quanto essa dominou e influenciou as produções ao redor do mundo. Sim, podemos sim dizer que de certa forma o rap tem se tornado um novo blues, aja vista o enorme crescimento e a influência que vem alcançando nos últimos 36 anos mais ou menos. Desdobrando-se em inúmeros outros estilos e influenciando outras linguagens.

E o desdobrar-se é talvez a especialidade desses manos indigestamente karmicos, que em punch lines, imagens poéticas, ironia e certa agressividade, denotam o quanto não estão para brincadeira. “Por mais manos como Brown e menos como Benny.” Eles não evitam em tomar posição, não trabalham e não produzem sem se colocar sobre os mais amplos assuntos. Da indústria cultural ao extermínio da juventude negra, dos problemas geopolíticos aos de saúde pública, da politicagem partidária a navegação através das galáxias.

E nesse caminhar o EP Direto do Hospício vai se construindo com peças que formam um quebra-cabeça abstrato, feito com moléculas de pensamento, palavras-imagens e conceitos agressivos pingados de LSD.

Articles You Might Like

Share This Article