Cinco anos sem Ronnie James Dio

Cinco anos sem Ronnie James Dio
Cinco anos sem Ronnie James Dio

A morte de Dio em 2010 encerrou a trajetória musical de uma das lendas do rock de todos os tempos.

Os amantes do Heavy Metal tem no dia 16 de maio uma data marcante. Neste mesmo dia em 2010 Ronnie James Dio falecera deixando álbuns fundamentais para o metal como legado. Fez parte de grandes bandas e criou o gesto usado para caracterizar o mais pesado dos gêneros musicais, a chamada mão chifrada.

Contudo, Dio revela no excelente documentário sobre a história do metal Metal: a headbanger’s journey que não criou o gesto. Na verdade ele o pegou da avó italiana que usava o gesto pra espantar mau olhado, assim como nós fazemos aqui no Brasil quando batemos na madeira. A identificação com o satanismo fica por conta do ideário popular. Mas cá entre nós, o gesto caiu como uma luva pra identificar o metal né não?

Dio começou sua trajetória no rock´n roll na emblemática banda Elf com a qual gravou dois excelentes álbuns  de hard rock: Elf (1972) Carolina County Ball (1974). Em 1975 foi convidado por Ritchie Blackmore para fazer parte de sua nova banda Rainbow. Juntos lançaram Rising (1976), álbum que o inseriu na trilha do metal a qual percorreria até sua morte. Porém, foi em 1980 quando foi convidado por  para substituir Ozzy nos vocais do Black Sabbath que a carreira de Dio decolou.

Era o homem de frente da maior banda de heavy metal no momento. Dio ajudou o Sabbath a seguir sem Ozzy. Com Dio a banda conseguiu encontrar uma nova sonoridade quebrando os vínculos com tudo que havia sido feito na década anterior pela banda inglesa. Dois álbuns de inéditas nasceram desse encontro Heaven and Hell (1980) e Mob Rules (1981). Simplesmente não dá pra conceber como seria o heavy metal sem esses dois álbuns.

Em 1983 lança Holy Diver. Com esse álbum Dio consolida sua carreira definitivamente e passa a ser reconhecido como um dos grandes nomes do heavy metal de todos os tempos. Anos depois, em 1987, lançaria outro clássico do metal. Em 2007 se juntou a para promover a coletânea Black Sabbath – The Dio Years. Deste projeto nasceu a Heaven and Hell que só terminou quando Dio foi diagnosticado com câncer de estomago. 

Articles You Might Like

Share This Article